X
X

Buscar

TSE forma maioria para rejeitar recurso de cassação de Ari Vequi; veja placar

Julgamento termina nesta quinta-feira

O julgamento do recurso da cassação do ex-prefeito Ari Vequi no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continua nesta quinta-feira, 21, o último dia para os ministros votarem. O TSE já formou maioria para rejeitar o recurso. O placar, até às 13h10 desta quinta, é de 4 a 0 contra Ari.

Leia também:
Cassação de Ari Vequi volta ao TSE em julgamento de sete dias

O primeiro a votar foi o ministro Alexandre de Moraes. Depois, votaram os ministros Benedito Gonçalves, Raul Araújo e André Ramos Tavares. Ainda falta o voto dos ministros Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia e Floriano de Azevedo Marques.

Trata-se dos chamados “embargos de declaração”, que é um recurso destinado ao próprio tribunal que condenou Ari à cassação. Cada um dos sete ministros vota gradativamente. O objetivo é que sejam avaliadas possíveis omissões e contradições que possam modificar o teor do acórdão (detalhes da decisão final).

Ministros que votaram pela rejeição dos embargos:

Alexandre de Moraes
André Ramos Tavares
Benedito Gonçalves
Raul Araújo

Ministros que ainda não votaram:

Cármen Lúcia
Floriano Marques
Kassio Nunes

Ari e o ex-vice-prefeito Gilmar Doerner foram cassados sob acusação de abuso de poder econômico, em razão da atuação do empresário Luciano Hang na campanha eleitoral de 2020, quando a dupla foi eleita. O pedido foi feito pelos partidos PT, PV e PSB.

A defesa de Ari pedia que os embargos de declaração fossem acatados e, assim, que a decisão que cassou o ex-prefeito fosse revertida. Os partidos alegaram, em linhas gerais, que os argumentos no recurso de Ari representaram “inconformismo” com a decisão que cassou o mandato do ex-prefeito.


Assista agora mesmo!

Décadas atrás, só o dialeto bergamasco era falado em Botuverá: “Nem sabíamos o que era o português”: