TSE publica detalhes sobre decisão que cassou ex-prefeito Ari Vequi; entenda menção a avião de Luciano Hang
Ministro Alexandre de Moraes utilizou 16 prints de publicações de Luciano Hang no voto
Ministro Alexandre de Moraes utilizou 16 prints de publicações de Luciano Hang no voto
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nesta sexta-feira, 23, o acórdão com detalhes da decisão que cassou os mandatos de Ari Vequi e Gilmar Doerner, ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Brusque, em maio. Quando o TSE votou pela cassação, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, determinou o imediato cumprimento da decisão, independente da publicação do acórdão.
O documento narra os detalhes da sessão que cassou Ari e Gilmar. O relatório do ex-ministro Ricardo Lewandowski que, na época, estava no TSE, foi contrário à cassação. Moraes pediu tempo para maior análise do caso (vista) e, no dia do julgamento, fez um voto detalhado.
No voto de Moraes consta diversos prints de vídeos de Luciano Hang, durante as eleições de 2020, fazendo campanha a Ari Vequi, além de tecer diversas críticas ao PT, partido do então candidato Paulo Eccel. Um dos prints que constam no acórdão mostra uma publicação de Hang com a legenda: “Eleições em Brusque (SC)”, seguido de “não vote em comunista”.
Um dos pontos questionados por Ari Vequi foi a citação do avião do empresário Luciano Hang no voto. “Pra que eu vou querer usar avião aqui em Brusque? Para ir para o Águas Claras? Para o Limeira? Para Dom Joaquim? O avião do Luciano nem fica em Brusque, fica em Navegantes”, disse Ari, em entrevista ao jornal O Município dias após deixar a prefeitura.
A menção ao avião aparece no nono tópico do voto de Moraes. O ministro se referiu a uma publicação de Hang dias antes da eleição. Na ocasião, o empresário tinha viajado ao Rio Grande do Sul. Confira a citação da aeronave no voto de Moraes:
“No dia 11 de novembro, utilizando tanto de camisa na cor verde com os dizeres ‘O Brasil que queremos só depende de nós’, com a logomarca da Havan, quanto de avião e hangar com a mesma logomarca da empresa, o empresário Luciano Hang novamente pede para não votar ‘nos vermelhos’, ou seja, em candidatos do PT. Inclusive, em tal vídeo, o próprio empresário, outra vez, ‘marcou’ o candidato Paulo Eccel, em manifesta indução ao eleitoral a não votar nesse último. O referido vídeo alcançou mais de 225 mil visualizações”.
Além disso, Moraes considerou no voto as sucessivas marcações ao perfil de Paulo Eccel no Instagram em postagem de caráter negativo ao candidato adversário de Ari Vequi feitas por Hang na rede social.
“Comunidade usa sino para espantar tempestades no Lageado Alto: