X
X

Buscar

Tubulações clandestinas são encontradas durante limpeza de bueiros, em São João Batista

Materiais recicláveis e lixo industrial descartados nas ruas também atrapalham escoamento da chuva

A obstrução de bueiros é uma das principais causas dos alagamentos que atingem São João Batista. Durante limpeza realizada nos últimos dias nos bairros Carmelo e Tajuba II, foram encontradas dezenas de tubulações clandestinas de esgoto ligadas à rede pluvial. As conexões irregulares ainda são responsáveis diretas pelo mau cheiro sentido em algumas ruas.

“As origens das tubulações estão sendo identificadas e os proprietários serão autuados. As pessoas têm de começar a se conscientizar que, ao cometer irregularidades, acabam causando uma série de transtornos para toda cidade”, ressalta Luiz Henrique Lauritzen, que está respondendo interinamente pela Secretaria de Infraestrutura.

Conforme estabelece o Código de Obras, a multa para quem realiza a ligação de esgoto sanitário na rede pluvial pública é de 10 UFMs, o que corresponde atualmente a R$ 2.822,90. Lauritzen destaca também que não é permitida a vedação de bocas de lobo, com placas de metal, MDF ou qualquer outro tipo de material.

Ainda durante as limpezas, foram encontrados diversos materiais, que, descartados irregularmente nas ruas, ficaram presos no sistema de drenagem, como garrafas pet e restos de couro utilizado na produção de calçados. Além disso, com a utilização de um caminhão hidrojato, foi retirada a areia que se acumulou nos canais com as últimas chuvas.