Guabiruba conta com uma coleta seletiva, de resíduos comuns e recicláveis, desde dezembro de 2019, quando foi implantada pela prefeitura. Apenas em 2022, foi realizada a coleta de 5,3 mil toneladas de resíduos convencionais e 538 toneladas de recicláveis.
Conforme a secretária de Meio Ambiente, Bruna Ebele, o município investe na reciclagem de resíduos. No último ano, Guabiruba distribuiu 140 mil sacos amarelos, para o descarte deste tipo de resíduos. O investimento foi de R$ 93,8 mil.
Outra ação é a organização de campanhas de incentivo a reciclagem, que Prefeitura de Guabiruba promove nas escolas para incentivar as crianças e as famílias a fazer a coleta seletiva.
“A campanha de educação ambiental relativa ao descarte correto dos resíduos sólidos deve ser constante, visto que é de grande importância. Devemos sempre descartar nossos resíduos nos locais adequados e para isso a prefeitura disponibiliza locais para rejeitos, recicláveis e reutilizáveis, basta separá-los corretamente”, aponta Bruna.
O presidente da Câmara de Guabiruba, Waldemiro Dalbosco, aponta que o município passou por uma grande evolução na coleta do lixo nos últimos 20 anos. “Nós saímos de um lixão a céu aberto, para coleta e disposição em aterro sanitário, e agora temos toda uma estrutura preparada para a coleta seletiva”, celebra.
Guabiruba possui um total de 9.291 estabelecimentos, sendo 8.184 residências, 887 comércios, 175 indústrias e 45 serviços públicos em 2023. A coleta engloba todos esses espaços.
Contudo, há serviços específicos para descartes específicos. O Ecoponto, por exemplo, é o local correto para descartar eletroeletrônicos de pequeno tamanho. A estrutura fica localizada na rua Paulo Kormann, no Centro, anexo à Secretaria de Obras, sendo aberta 24 horas.
Além disso, há as Lixeiras Comunitárias. A Prefeitura de Guabiruba adquiriu 30 unidades, distribuídas em pontos estratégicos. O investimento foi R$ 14.850,00 através do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Reconstituição dos Bens Lesados.
Como fazer o descarte de lâmpadas queimadas?
A Prefeitura de Guabiruba, em parceria com a Reciclus, possui um Coletor de Lâmpadas queimadas na própria sede do Executivo. A empresa Reciclus é uma associação sem fins lucrativos criada por importadores de produtos de iluminação do Brasil.
Conforme a prefeitura, a associação é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição. Ela disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para as pessoas físicas poderem descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados.
As lâmpadas queimadas são recicláveis, cujo reaproveitamento é através do vidro e pó fosfórico, utilizados na fabricação de cerâmica e para vitrificação de azulejos. Já os componentes metálicos são encaminhados para a indústria de fundição e automotiva, e os plásticos são granulados e revendidos para diversos segmentos industriais.
O ponto Reciclus fica na recepção da Prefeitura de Guabiruba. O local é aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h30 às 17h.
Estação de Transbordo
Localizada na rua Independência, no Centro de Guabiruba, a estação de Transbordo é o local temporário do resíduo convencional e reciclável em Guabiruba, para então ser enviado para o destino correto no Parque Girassol.
Caso precise descartar colchão ou móveis de grande tamanho, a estação de transbordo é o local ideal. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h30 às 17h.
Parque Girassol
O Parque Girassol é uma unidade de educação ambiental e valorização de resíduos localizado na cidade de Timbó e realizado através do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
A busca pelo desenvolvimento sustentável regional mudou o entendimento a respeito do tratamento dos resíduos, então o local que antes era conhecido por ser apenas o aterro sanitário de disposição final de resíduos, passou por uma reestruturação, se transformando em um parque multifuncional.
O Parque Girassol passou a ocupar uma área de 453 mil m² para realizar serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), gestão ambiental, tecnologia, inovação, cultura, turismo e educação ambiental, localizado no município de Timbó.
Projetos dos municípios
Todos esses projetos, são uma ação conjunta de 14 municípios consorciados ao Cimvi, sendo eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Em 2019, os municípios consorciados implementaram a coleta seletiva, distribuição das embalagens amarelas para o material reciclado, Pontos de Entrega Voluntário (PEVs), Ecopontos e Transbordos.
Em novembro de 2019 um importante passo para a gestão dos resíduos sólidos foi dado com a inauguração da Central de Valorização de Resíduos 1 (CVR1), local onde acontece a triagem do material vindo da coleta seletiva.
Confira horários da coleta seletiva em Guabiruba:
Recolhimento do resíduo comum
Nas segundas-feiras, quartas e sextas:
– Durante a manhã (início às 5h): Lageado Baixo, Lageado Alto, Planície Alta e Guabiruba Sul (da capelinha até a igreja);
– Durante a tarde (início às 13h): Guabiruba Sul (igreja até Imigrantes) e São Pedro (geral, Alsácia, Lorena e Holstein).
Nas terças, quintas e sábados:
– Durante a manhã (início às 5h): Centro, Guabiruba Sul e Imigrantes;
– Durante a tarde (início às 13h): Centro (Dez de Junho), Aymoré e Pomerânia.
Recolhimento do resíduo reciclável
Nas segundas-feiras:
– Durante a manhã (início às 5h): Centro e Imigrantes;
– Durante a tarde (início às 13h): Aymoré, Pomerânia e Centro.
Nas terças:
– Durante a manhã (início às 5h): Lageado Baixo, Lageado Alto, Planície Alta, Guabiruba Sul (da capelinha até a igreja);
– Durante a tarde (início às 13h): Guabiruba Sul (igreja até Imigrantes), São Pedro (geral, Alsácia, Lorena e Holstein).