Guabiruba conta com uma coleta seletiva, de resíduos comuns e recicláveis, desde dezembro de 2019, quando foi implantada pela prefeitura. Apenas em 2022, foi realizada a coleta de 5,3 mil toneladas de resíduos convencionais e 538 toneladas de recicláveis.
Conforme a secretária de Meio Ambiente, Bruna Ebele, o município investe na reciclagem de resíduos. No último ano, Guabiruba distribuiu 140 mil sacos amarelos, para o descarte deste tipo de resíduos. O investimento foi de R$ 93,8 mil.
Outra ação é a organização de campanhas de incentivo a reciclagem, que Prefeitura de Guabiruba promove nas escolas para incentivar as crianças e as famílias a fazer a coleta seletiva.
“A campanha de educação ambiental relativa ao descarte correto dos resíduos sólidos deve ser constante, visto que é de grande importância. Devemos sempre descartar nossos resíduos nos locais adequados e para isso a prefeitura disponibiliza locais para rejeitos, recicláveis e reutilizáveis, basta separá-los corretamente”, aponta Bruna.