TURISMO: A PRIMAVERA EM TEMPOS DE CRISE
Oficialmente, o Inverno de 2015 já se despede. É a vez da Primavera, estação do ano marcada pelas flores, pelo reflorescimento da flora, pela vida nova. No Hemisfério Norte é chamada de “Primavera boreal”, inicia em 20 de março e termina em 21 de junho. Aqui, no Hemisfério Sul, é chamada de “Primavera austral”, inicia em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro. Coincidência ou não, a Primavera também é a estação em que – em nossa Bela e Santa Catarina – mais são realizadas festas que nasceram da necessidade de “nascer de novo”.
Nosso Estado tem, durante a Primavera, uma série de festas que já estão consolidadas no Calendário Turístico de Eventos. A título de exemplo, pode-se citar: em Itajaí, a Marejada; em Joinville, a Festa das Flores; em Rio do Sul, a Festa Nacional do Bolão – Kegelfest; em Timbó, a Festa dos Imigrantes; em Blumenau, a Oktoberfest; em Jaraguá do Sul, a Festa do Tiro – Schützenfest e o Jaraguá em Dança; em Brusque, a Festa Nacional do Marreco – Fenarreco e, em Pomerode, a partir de 2015, a Festival da Primavera e das Crianças – Sonnenfest e Kinderfest.
No que se refere a Turismo de Eventos, Pomerode merece destaque, pois mais uma vez chama a atenção ao inovar lançando mais uma festividade – dentre tantas outras que já ocorrem no Estado nesta época do ano e que atraem milhares de turistas – com o objetivo de entrar forte e passar a ser destaque no calendário festivo. A Associação Visite Pomerode (AVIP), promotora do evento, realiza este ano a primeira edição da Sonnenfest e Kinderfest, que promete atrações para as várias idades, buscando envolver toda a família, com atenção especial para os pequenos. A gastronomia típica alemã não ficará de fora, e os pratos receberão uma decoração exclusiva que vai remeter à Primavera.
A indústria do turismo tem se mostrado um bom investimento. Em 2014, Santa Catarina recebeu 5 milhões de turistas nacionais e internacionais. Por muito tempo dominado pelos argentinos, o turismo internacional no Estado está começando a mudar. Dados do Anuário Estatístico de Turismo 2015, divulgados pelo Ministério do Turismo, mostram que no ano passado o número de chilenos no Estado cresceu 6% e o número de argentinos diminuiu 10%. No ranking do turismo internacional, os uruguaios aparecem em terceiro lugar dentre os estrangeiros que mais visitam nosso Estado.
Para 2015, a expectativa é que a indústria do turismo cresça de 10 a 12%. Apesar das dificuldades econômicas verificadas em alguns segmentos, dados preliminares apontam que o Turismo de Inverno cresceu 10% este ano em Santa Catarina. E, como já diz um antigo ditado: “nada é completamente bom, nem completamente ruim”. Ou seja, se o dólar em alta prejudica as importações, impacta no preço, na inflação e afeta a competitividade de alguns segmentos empresariais, por outro lado vai favorecer o turismo – e nós somos o terceiro estado mais visitado do país! Com certeza, devemos nos preparar para receber um grande fluxo de turistas estrangeiros nesta Primavera e Verão.
Somos um povo guerreiro. Assim como o reflorescimento da flora marca a Primavera, já “renascemos” muitas vezes. Podemos até cair, mas juntos temos força e capacidade para levantar e seguir ainda mais fortes – assim é o povo de Santa Catarina. Enquanto uns choram, nós podemos vender lenço…e possivelmente este “lenço” seja o Turismo.