X
X

Buscar

Turismo como Desenvolvimento Local: Seminário em Guabiruba

No dia 15 de abril o município de Guabiruba (SC) deu mais um passo em sua trajetória para se consolidar como importante destino turístico catarinense, com a promoção do Seminário Turismo como Desenvolvimento Local, organizado e promovido pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico. Os temas abordados contemplaram a educação para o turismo; a alimentação e cultura como preservação da gastronomia regional; turismo e aventura e atendimento ao turista.

Guabiruba: destaque na produção de cerveja artesanal

A abertura oficial do evento foi prestigiada pelo Prefeito Municipal Matias Kohler, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Santos e outros Vereadores, pelo Diretor de Turismo, Sidnei Dematé, por palestrantes, autoridades e pessoas interessadas em Turismo. O evento contou com a presença de participantes de Guabiruba, Blumenau e Brusque.

O Seminário iniciou as atividades oficiais com a projeção de um vídeo institucional que com as principais características do município, apresentando algumas de que encantou os participantes com as belezas e evolução econômica de Guabiruba desde sua colonização até os dias atuais.

A primeira palestra do dia foi proferida pela Professora Rosemari Glatz, que coordena o Projeto Rotas do Itajaí do Curso de Administração do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Visite Guabiruba

A palestra foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro destinado à apresentação do trabalho desenvolvido pelo “Rotas do Itajaí” e o segundo momento destinado a apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido especificamente para o município de Guabiruba, com a criação da Associação Visite Guabiruba – AVIGUA, que tem como finalidade maximizar o ganho dos estabelecimentos que tem o turismo no município como fonte de faturamento, incrementando e divulgando o potencial turístico e valorizando suas características culturais.

A segunda palestra foi apresentada pela Professora Sulaine Karine Meyer, do Curso de Panificação e Confeitaria da Faculdade SENAC- Blumenau, que falou sobre a importância da culinária na preservação da gastronomia local e ilustrou sua apresentação com a apresentação de dois cases de sucesso.

Café Colonial

A terceira palestra, já no período vespertino, foi destinado a apresentação do Projeto Parque Vivo e teve como palestrante o Sr. Wagner Butsch, um dos fundadores da Associação Puma Ecoturismo e Aventura, que visa o desenvolvimento do turismo sustentável no Parque Nacional da Serra do Itajaí e que terá como porta de entrada a cidade de Guabiruba.

A última palestra do Seminário foi proferida pelo consultor do SEBRAE, Sr. Aglair Antônio Nunes Fernandes, e teve como tema Atendimento ao Turista. Além de apresentar cases de sucesso, ressaltou a importância do planejamento estratégico para fomentar o negócio turismo e com isso aumentar o faturamento dos estabelecimentos envolvidos com o turismo.

Qualidade no atendimento ao turista

O Seminário Turismo como Desenvolvimento Local promovido pelo município de Guabiruba é mais uma ação que vem se somar a outras iniciativas regionais. Empresários do município também integram o recém-criado Núcleo Setorial de Turismo da ACIBr, que congrega interesses dos nucleados de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento e que já deu início ao planejamento de suas atividades para pensar o turismo regional de forma alinhada. Simultaneamente constatam-se iniciativas que envolvem políticas públicas, educação para o turismo e investimento da inciativa privada.  As condições estão aí…

Cicloturismo em Guabiruba

E como resultado do esforço conjunto passaremos a ter um turista que vem, se hospeda, conhece, consome, aprecia, se encanta com nossa cultura, nossas belezas, nossa culinária e, também passa na “lojinha” e faz as compras. E a volta dele para casa vai ser com aquele gostinho de “quero mais, quero de novo, quero outra vez”!

O bom observador verá que os primeiros passos foram dados…Quem mais se habilita?