Turismo de vacina: brusquenses buscam imunização contra Covid-19 nos Estados Unidos
Pacotes de viagem são oferecidos especificamente a quem quer se vacinar no país
Desde a segunda semana do mês de maio a cidade de Nova Iorque está vacinando turistas. O estado da Flórida também flexibilizou as exigências e facilitou a vacinação. Com isso, começou a surgir o “turismo de vacina” que também tem sido procurado pelos brusquenses.
Conforme quatro agências de viagens de Brusque, há muita pesquisa a respeito, mas poucos contratos fechados devido ao alto valor. Isso deve à necessidade de o brasileiro realizar uma “quarentena” em algum outro país antes de embarcar aos Estados Unidos.
Quando ainda presidente, Donald Trump proibiu que pessoas que estivessem no Brasil até 14 dias antes de viajar entrassem nos EUA. Ao assumir a presidência em 2021, Joe Biden manteve a medida em vigor.
Para driblar essa restrição, brasileiros têm realizado uma estadia de igual período em algum dos países autorizados para embarque. Segundo os agentes de viagem, a maioria tem buscado o México, mais especificamente Cancún, como destino.
O valor aproximado para essa empreitada, que inclui passagem do Brasil para o México, 14 dias de hotel no México e sete noites em Miami, é de U$ 6 mil, ou seja, cerca de R$ 30 mil. Nessa estimativa não estão englobadas as passagens de ida e volta aos EUA e nem os testes PCR necessários.
Segundo Roberto Tomasoni, da Tomasoni, viagens, o viajante deve realizar o teste do tipo PCR após as 14 noites no país da quarentena. Somente com o resultado negativo para o coronavírus é que feita a compra da passagem para os Estados Unidos.
Tomasoni também relatou que os turistas, em muitos casos, estão sendo vacinados assim que chegam no aeroporto dos EUA. Ao entrar no país, o viajante passa por uma triagem e, caso não tenham recebido nenhum imunizante, a aplicação é feita na mesma hora.
Entre as vacinas autorizadas e disponíveis no país norte americano, apenas a da Janssen é feita em dose única. Por esse motivo, é o que, em sua maioria, tem sido utilizados nos turistas. Conforme os estudos, esse imunizante tem de 64% a 72% de eficácia.
Brusquenses em busca da imunização
Entre as agências entrevistadas, a única que relatou pacote com esse objetivo de viagem vendido foi a Havan Viagens. Até o momento cerca de quatro a cinco famílias de Brusque efetivaram a compra.
Já o agente de viagens da Geneve Viagens e Turismo, mencionou que um cliente conseguiu ser vacinado nos EUA. Apesar de receber a imunização, este não era o objetivo principal da viagem.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube