Terminada a temporada de verão que costuma ir até o Carnaval, Santa Catarina continua com as praias lotadas. A marca de 8 milhões de turistas já foi alcançada e se espera que até a Páscoa mais 1,5 milhão de turistas visitem o estado. Considerada a melhor temporada dos últimos 20 anos, o setor acredita que 2016 será um ano muito positivo e a rede hoteleira comemora. Chama a atenção o fato de que o número de turistas não cresceu só no litoral, mas também no interior do estado – um indicador que deve ser considerado no planejamento do segmento turístico.Com a retomada das aulas, muda o perfil dos visitantes.
Osterfest Pomerode
As cidades que investem em turismo como fonte de renda já se preparam para dar início às festas voltadas para as famílias, a exemplo da 8ª Osterfest – a Páscoa mais alemã do Brasil, que inicia dia 25 de fevereiro. Conhecida por possuir a maior árvore de Páscoa do mundo – a Osterbaum, Pomerode convida para a celebração das tradições germânicas.
As atrações se espalham por toda a cidade – uma verdadeira demonstração do envolvimento da comunidade. Inserida no Vale Europeu, Pomerode é uma das muitas cidades que foram colonizadas por imigrantes alemães e talvez seja a que mais valorize suas origens, tanto que se auto denomina “a Nossa Pequena Alemanha” – atual slogan do município.
Outra cidade que chama a atenção pela preservação da cultura dos imigrantes é Botuverá, colonizada por italianos – e também inserida no Vale Europeu.
Despertando para seu potencial turístico natural, o município está se preparando para inaugurar em junho de 2016 o Museu da Cultura, resultado da junção de forças da sua população. Hoje, o maior atrativo da cidade é o Parque das Grutas, considerada a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil.
A região do Vale Europeu – que abarca as cidade de Apiúna, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ibirama, Indaial,Nova Trento, Pomerode, Presidente Getúlio, Rodeio, Rio dos Cedros, Rio do Sul, São João Batista e Timbó -, é conhecida pelas suas tradições. Mas também se destaca pela sua pujança econômica, sendo considerada uma das regiões mais ricas de Santa Catarina e do Brasil. Alguns dizem que quem visita o Vale Europeu tem a sensação de estar visitando outro país, tanto que chamou a atenção da Rede Globo e o Vale Europeu foi o tema da programação do Globo Repórter exibido em 19 de fevereiro de 2016 (sexta-feira).
A chamada do programa convida para conhecer uma região surpreendente: estradas cobertas de verde, paisagens deslumbrantes e construções que parecem ter vindo de outros países. Um circuito mágico onde ciclistas pedalam quilômetros num cenário de tirar o fôlego.
Cachoeiras, montanhas e, nas profundezas da Terra, o fascínio das cavernas formadas em milhões de anos. Um retrato das belezas, dos costumes, da organização e das tradições do Vale Europeu revelado para o país.
Segundo o SPC Brasil, viajar é o maior sonho de consumo dos brasileiros. Também é fato que o turismo interno está em alta, e agora temos o Vale Europeu projetado em rede nacional. A soma desses fatores leva à uma equação importante: sonho de consumo + mercado favorável + Marketing espontâneo = aumento no número de turistas.
Convenhamos: trata-se de uma “big” oportunidade para fortalecer o Vale Europeu como destino turístico e diversificar a economia da nossa região!
Porém, como diz a sabedoria popular, “sorte é estar preparado para a oportunidade quando ela aparece”.
Então pergunto:Nós estamos preparados para aproveitar a oportunidade ou vamos deixar passar?