UBS do Jardim Maluche fará mapeamento de demandas com visitas a residências
Moradores deverão atender equipes às segundas, quartas ou sextas
A equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maluche irá visitar as residências de todos os moradores do bairro para realizar o cadastramento de cada um. O projeto de territorialização, que será aplicado a partir desta segunda-feira, 13, permite que a UBS possa fazer um mapeamento completo, identificando as principais necessidades e demandas da comunidade.
Veja também:
Em sete meses, cerca de 10 mil multas são aplicadas na rodovia Antônio Heil
Organização planeja levar Fenajeep para Vila Olímpica em 2020
Dois dos acusados de assassinato de Roberta Keller vão a júri popular
A enfermeira-residente da ESF do Jardim Maluche, Bruna Kreutz, destaca que anteriormente o bairro era atendido pela equipe de ESF do bairro Souza Cruz. Uma equipe com uma enfermeira, uma médica, uma técnica de enfermagem e um agente comunitário de saúde foi formada em 2017. No entanto, só agora foi possível realizar o projeto, e o atendimento será otimizado e precisará do maior número de informações possível sobre a saúde da população.
“É fundamental realizar o mapeamento para identificar a estrutura, número de moradores, entre outros dados importantes para o reconhecimento do território, além de facilitar o acesso ao atendimento na UBS. Por exemplo, se identificarmos uma grande quantidade de diabéticos, teremos um foco em desenvolver estratégias e orientações referentes ao diabetes”, afirma.
Para a coleta de dados, será utilizado um questionário estruturado do Departamento de Atenção Básica. Os moradores serão identificados, e fornecerão informações sociodemográficas e sobre as condições gerais de saúde. Além do cadastro individual, é realizada a coleta de dados para o cadastro do domicílio, que possui informações de endereço e condições de moradia.
Veja também:
Dia dos Pais: Filhos incentivam os pais a descobrirem o mundo digital
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Áudio de Bianca Wachholz indica que ex-namorado planejou assassinato
Os 22 profissionais estarão identificados com crachás da Prefeitura de Brusque. Será necessário que o morador esteja portando o Cartão Nacional do SUS. Aqueles que não forem encontrados em suas residências receberão lembretes. Desta forma, precisarão ir até a UBS com comprovante de endereço atualizado, Cartão Nacional do SUS e documento de identificação pessoal (ou cópia) de todos os moradores da residência.
Para o projeto de territorialização, a UBS do Jardim Maluche tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar do município através do programa Rede de Vizinhos. A UBS atende também os bairros Souza Cruz, Azambuja e Primeiro de Maio, que também estão com mapeamentos em andamento.
“É fundamental que as pessoas entendam a importância deste cadastro e que abram as portas para nós”, comenta Bruna.
Horários das visitas
Segundas-feiras: 8h às 12 e das 13h às 17h.
Quartas-feiras: 8h às 12h
Sextas-feiras: 13h às 17h
Sábado, 1º de setembro: 8h às 12 e das 13h às 17h