X
X

Buscar

UBS do Jardim Maluche executa técnica de aproximação entre mães e bebês

Técnica Faz com que haja uma mudança de rotina, deixando as gestante mais relaxadas

Conforto e bem-estar durante o pré-natal são fundamentais para todas as mamães. Pensando nisso a enfermeira Janaina Raimundi, residente da Univali, juntamente com a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Adelanta Scuissiatto, que atendem a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maluche, acrescentaram aos atendimentos fornecidos pela rede, a ecografia ecológica.

A técnica foi adicionada ao pré-natal oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de integrar as gestantes à equipe que as atendem em cada UBS. Essa ligação, criada através do atendimento diferenciado, faz com que haja uma mudança de rotina, deixando as gestante mais relaxadas, podendo assim não somente aproximá-la da equipe mas também do bebê que está a caminho.

A paciente Ana Cristina Fantini vem sendo atendida pela rede ao longo de toda a sua gestação. “Fui muito bem atendida durante todo o processo de pré-natal. Em vista do meu primeiro filho o atendimento melhorou muito. Achei diferente essa técnica e sinto que esse tipo de atendimento, me aproxima ainda mais do meu bebê”, declara Ana.

O atendimento diferenciado tem a duração de uma tarde e atende no máximo duas gestantes a cada encontro. A enfermeira Janaina destaca que os familiares são bem-vindos, podendo estes participar da aplicação da técnica, criando um laço maior entre a família e o bebê.

Ecografia ecológica

Pode ser realizada em qualquer momento após a confirmação do exame de gravidez. Até a 20ª semana de gestação, não há como saber a posição do bebê, mas a técnica é feita num sentido lúdico, para a mãe refletir sobre a vida que há dentro dela. Ao quinto mês de gravidez é possível saber como o bebê está dentro do útero, com isso a pintura fica ainda mais parecida com a posição que o bebê se encontra.
Créditos: Prefeitura de Brusque / Divulgação