X
X

Buscar

UFSC terá novo campus em Blumenau com cinco cursos de graduação

Paulo Eccel esteve reunido com reitora da Universidade Federal de Santa Catarina como representante da Ammvi. Vestibular para as novas vagas acontece no segundo semestre de 2013

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, garantiu na manhã desta quarta-feira, 27 de março, a instalação de um campus no município de Blumenau ainda este ano. A confirmação aconteceu durante reunião da reitora com o presidente da Ammvi e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior e o vice-presidente Paulo Eccel. O prefeito de Brusque sugeriu à reitora que os cursos sejam vocacionados, como por exemplo Geologia, para a prevenção de desastres naturais.
 
Conforme a reitora, a previsão é alugar um imóvel até o fim de abril e iniciar as instalações físicas e preparação pedagógica até o final do ano. O ingresso dos alunos será através do vestibular da universidade e as aulas iniciam no primeiro semestre de 2014. Para ela, a consolidação do campus é uma prioridade em médio prazo da instituição.
 
O polo de ensino superior e gratuito em Blumenau deve contemplar inicialmente 400 vagas distribuídas em cinco cursos de graduação, que ainda não estão definidos, mas, segundo Roselane, dois serão de licenciaturas e os demais devem ser na área tecnológica. A ideia é avaliar os setores produtivos e a demanda da região. Será aberto ainda concurso público para 102 vagas de professores e 172 vagas para a área administrativa.
 
Na ocasião, a reitora explicou aos prefeitos que o modelo pedagógico e o processo de instalação do campus estão a cargo de um grupo de técnicos e professores da Universidade e reafirmou seu compromisso em agilizar as medidas para instalação do campus ainda este ano. Segundo ela, o valor inicial repassado foi de R$ 10 milhões.
 
O presidente da Ammvi disse que a reitora deve vir a Blumenau nas próximas semanas para conversar com o prefeito Napoleão Bernardes e os demais prefeitos. “A região precisa e merece ensino superior gratuito e de qualidade, por isso os prefeitos estão unidos pela causa e serão parceiros na instalação do campus da UFSC em Blumenau, pois toda a região será beneficiada com a medida”, observa o prefeito de Timbó.
 
Segundo Schuster Junior, metade das vagas abertas em Blumenau será a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, deste, um percentual ainda será reservado aos estudantes vindos de famílias carentes.
 
Reivindicação
A oferta de ensino superior gratuito e de qualidade na região é um pleito antigo da AMMVI que, na passagem da presidenta Dilma Russeff por Blumenau em 2011, entregou uma pauta de reivindicações em que cobrava a garantia do acesso ao ensino superior público, apoiando, na ocasião, a federalização da Furb.
 
Na avaliação do prefeito de Brusque, Paulo Eccel, à época presidente da AMMVI, o atendimento ao pleito é fundamental para o desenvolvimento regional e também justifica a significativa parcela que a região contribui em impostos com o Estado e a União.
 
A agenda com a reitora da UFSC estava sendo solicitada desde o início do ano quando, em assembleia, os prefeitos decidiram cobrar medidas para a falta de esclarecimentos ao caso. “A região precisa de respostas e os prefeitos estão unidos para acompanhar o processo e cobrar celeridade”, afirmou o presidente da AMMVI, que fez o agendamento e articulou a reunião com a reitora.
 
Furb
A hipótese de constituir a universidade federal na região a partir das instalações da Universidade Regional de Blumenau (Furb), através da parceria das duas instituições, foi descartada pela reitora da UFSC, Roselane Neckel, pois, segundo ela, há impedimentos legais a efetivação desse processo.
Fonte: Assessoria de imprensa – Ammvi