Última rodada do Brasileirão define representantes do Brasil na Libertadores
Nos últimos minutos, Chapecoense garantiu uma das últimas vagas
Nos últimos minutos, Chapecoense garantiu uma das últimas vagas
Com o Corinthians campeão há duas semanas, sobrou para a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 a definição das vagas na Copa Libertadores, Sul-Americana e também os rebaixados desta edição da competição.
Ao fim da última rodada, Santos, Cruzeiro e Flamengo se juntaram a Corinthians, Palmeiras e Grêmio e estão confirmados como representantes do Brasil na competição continental.
Vasco e Chapecoense conquistaram a vaga na Pré-Libertadores. Mas o último representante do país ainda pode mudar na próxima semana, já que o Rubro Regro carioca está na final da Copa Sul-Americana.
Se for campeão, o Flamengo abre uma nova vaga para a Pré-Libertadores. Por isso, deve contar com a torcida extra do Atlético-MG, que encerrou o Brasileirão na nona colocação e aguarda a definição do título da Sul-Americana. Se a taça vier para a Gávea, o Galo entra para a fase de grupos da Libertadores de 2018.
Nada definido até o apito final
Nesta última rodada, todos os jogos iniciaram às 17 horas e a briga pelas últimas vagas na Libertadores foi eletrizante. Até os últimos minutos, o empate do Botafogo com o Cruzeiro por 2 a 2 garantia o time carioca na fase de grupos da Libertadores.
São Paulo e Chapecoense eram as outras duas equipes que brigavam por esta vaga. Faltando 10 minutos para terminar os jogos, a vaga na Pré-Libertadores era do Botafogo, e a vitória por 1 a 0 do São Paulo diante do Bahia o garantia na nona colocação e com chances de entrar para a fase de grupos, caso o Flamengo conquiste o título da Sul-Americana.
Porém, o tricolor paulista não conseguiu segurar o jogo e aos 43 minutos do segundo tempo tomou o empate com gol do lateral Éder, que aproveitou cruzamento da direita em cobrança de bola parada e entrou livre para cabecear e complicar a vida do time paulista.
Minutos depois, aos 49 do segundo tempo, a Chapecoense que estava empatando em casa em 1 a 1 com o Coritiba, conseguiu virar o jogo e mexeu com a tabela quando o atacante Túlio de Melo aproveitou a sobra de Apodi e fez o gol que deu a Chape a classificação para a fase de grupos da Libertadores, um ano depois da tragédia que abalou o mundo.
Também nos acréscimos, aos 53 minutos, o Atlético-MG conseguiu a virada sobre o Grêmio por 4 a 3, abocanhou a nona posição e ainda tem esperanças de uma vaga na competição continental. Botafogo finalizou a última rodada em 10º e o São Paulo em 13º.
Rebaixados
Na parte de baixo da tabela também teve muita emoção. Coritiba e Avaí se juntaram à Ponte Preta e Atlético-GO e disputarão a série B do Brasileirão em 2018. O Coritiba foi o mais próximo de se livrar do rebaixamento, já que o empate com a Chape até os 49 minutos do segundo tempo o garantia na elite do futebol nacional.
O Avaí lutou até o fim, jogou melhor e perdeu muitas chances, mas não conseguiu passar de um empate em 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro e, por isso, retorna à série B no ano que vem.
Sul-Americana
Já para a Sul-Americana do ano que vem conquistaram vagas Botafogo, Atlético-PR, Bahia, São Paulo e Fluminense. Até o momento, o Atlético-MG também faz parte da competição, porém, se o Flamengo for campeão da Sul-Americana, a equipe mineira troca essa vaga pela Libertadores.