Última rodada do Brasileirão define representantes do Brasil na Libertadores

Nos últimos minutos, Chapecoense garantiu uma das últimas vagas

Última rodada do Brasileirão define representantes do Brasil na Libertadores

Nos últimos minutos, Chapecoense garantiu uma das últimas vagas

Com o Corinthians campeão há duas semanas, sobrou para a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 a definição das vagas na Copa Libertadores, Sul-Americana e também os rebaixados desta edição da competição.

Ao fim da última rodada, Santos, Cruzeiro e Flamengo se juntaram a Corinthians, Palmeiras e Grêmio e estão confirmados como representantes do Brasil na competição continental.

Vasco e Chapecoense conquistaram a vaga na Pré-Libertadores. Mas o último representante do país ainda pode mudar na próxima semana, já que o Rubro Regro carioca está na final da Copa Sul-Americana.

Se for campeão, o Flamengo abre uma nova vaga para a Pré-Libertadores. Por isso, deve contar com a torcida extra do Atlético-MG, que encerrou o Brasileirão na nona colocação e aguarda a definição do título da Sul-Americana. Se a taça vier para a Gávea, o Galo entra para a fase de grupos da Libertadores de 2018.

Nada definido até o apito final
Nesta última rodada, todos os jogos iniciaram às 17 horas e a briga pelas últimas vagas na Libertadores foi eletrizante. Até os últimos minutos, o empate do Botafogo com o Cruzeiro por 2 a 2 garantia o time carioca na fase de grupos da Libertadores.

São Paulo e Chapecoense eram as outras duas equipes que brigavam por esta vaga. Faltando 10 minutos para terminar os jogos, a vaga na Pré-Libertadores era do Botafogo, e a vitória por 1 a 0 do São Paulo diante do Bahia o garantia na nona colocação e com chances de entrar para a fase de grupos, caso o Flamengo conquiste o título da Sul-Americana.

Porém, o tricolor paulista não conseguiu segurar o jogo e aos 43 minutos do segundo tempo tomou o empate com gol do lateral Éder, que aproveitou cruzamento da direita em cobrança de bola parada e entrou livre para cabecear e complicar a vida do time paulista.

Minutos depois, aos 49 do segundo tempo, a Chapecoense que estava empatando em casa em 1 a 1 com o Coritiba, conseguiu virar o jogo e mexeu com a tabela quando o atacante Túlio de Melo aproveitou a sobra de Apodi e fez o gol que deu a Chape a classificação para a fase de grupos da Libertadores, um ano depois da tragédia que abalou o mundo.

Também nos acréscimos, aos 53 minutos, o Atlético-MG conseguiu a virada sobre o Grêmio por 4 a 3, abocanhou a nona posição e ainda tem esperanças de uma vaga na competição continental. Botafogo finalizou a última rodada em 10º e o São Paulo em 13º.

Rebaixados
Na parte de baixo da tabela também teve muita emoção. Coritiba e Avaí se juntaram à Ponte Preta e Atlético-GO e disputarão a série B do Brasileirão em 2018. O Coritiba foi o mais próximo de se livrar do rebaixamento, já que o empate com a Chape até os 49 minutos do segundo tempo o garantia na elite do futebol nacional.

O Avaí lutou até o fim, jogou melhor e perdeu muitas chances, mas não conseguiu passar de um empate em 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro e, por isso, retorna à série B no ano que vem.

Sul-Americana
Já para a Sul-Americana do ano que vem conquistaram vagas Botafogo, Atlético-PR, Bahia, São Paulo e Fluminense. Até o momento, o Atlético-MG também faz parte da competição, porém, se o Flamengo for campeão da Sul-Americana, a equipe mineira troca essa vaga pela Libertadores.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio