Um mês após inauguração, Imigrantes Hospital quase dobra número de atendimentos
De 12 pacientes por dia no mês de julho, local passou a atender 21 pessoas
Os contratos firmados com novos convênios e planos de saúde, como Sintimmmeb e Unimed, quase dobrou a demanda de atendimentos no Imigrantes Hospital e Maternidade na comparação entre os meses de julho – quando o local foi inaugurado – e agosto.
Veja também:
Chega ao fim recuperação judicial da Companhia Industrial Schlösser
Após polêmica, Dejair Machado reativa comissão do meio ambiente no Samae de Brusque
Contribuintes de Brusque são resistentes colaborar com Fundo para a Infância e Adolescência
Em julho, com contagem a partir do dia 12, foram atendidos 223 pacientes, média de 12 por dia. Já em agosto, entre os dias 1º e 23, foram 502, média de 21 atendimentos diários, gerando um aumento de 75%. A Unimed foi o último convênio fechado com o Imigrantes, passando a ter cobertura no dia 17 de julho, e neste meio tempo já houve um significativo aumento de atendimentos, conforme revela a gerente de operações Fernanda Rodrigues.
Os convênios, aliás, fazem parte da maior fatia dos atendimentos. Dos 502 procedimentos realizados entre os dias 1º e 23 de agosto, 348 foram conveniados e apenas 154 particulares, ou seja, 69% deste volume diz respeito a pacientes com plano de saúde.
Para Fernanda, os números são animadores, o que projeta o alcance das metas estipuladas no início do investimento. “Sabemos que este movimento no começo é menor, já esperávamos por isso, mas mantemos nosso objetivo de crescer e chegar a atender mais de 2 mil pessoas por mês”.
Mais convênios
Com os números se multiplicando, a direção do Imigrantes já está em processo de contratação com novos convênios. Atualmente contando somente com Agemed, Unimed e Sintimmmeb, o hospital tem tratativas com Plano SC Saúde, Bradesco, Saúde Caixa e Cassi.
O plano de expansão de coberturas de convênios é um dos campos de maior atuação do setor comercial no momento. “As negociações com estes planos já estão bastante avançadas, faltam detalhes, mas a intenção é que não pare por aí. Entendemos que quem paga plano de saúde quer que o hospital possa realizar o atendimento”, explica Fernanda.
Segundo a gerente de operações, as maiores dificuldades para fechar contrato com planos de saúde são nos processos burocráticos, principalmente quando as empresas não têm representação local. “Com a Unimed, por exemplo, tratamos tudo na filial de Brusque. Já o Plano SC Saúde é uma tratativa com o governo do estado. Há planos em que a documentação precisa ser encaminhada para uma central nacional, e isso vai tornando o processo mais lento”.
Além dos três convênios já firmados, existe também a possibilidade de descontos no hospital apresentando carteirinha de sindicatos.
Ampliação do hospital
O Imigrantes iniciou o funcionamento contando com um quadro de 33 médicos. Atualmente, são 37 especialistas e 25 clínicos gerais, divididos no atendimento a pediatria e pacientes adultos. Foi estipulada uma meta até o mês de outubro para que o hospital contasse também com os setores de centro cirúrgico e UTI, e o prazo segue mantido.
Veja também:
Conheça Antônio Cervi, contador que fundou quatro entidades de classe em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Conheça as candidatas finalistas do concurso Rainha da Oktoberfest
Para a conclusão das novas alas, inclusive, faltam poucos detalhes. “A parte estrutural já está praticamente pronta, já os outros itens, que dizem respeito principalmente à segurança, devem chegar em breve. Estamos na fase de receber a parte de oxigênio, e o material chegando os setores já estarão liberados”, diz Fernanda.
O projeto de realização de partos humanizados também está avançado, e aguardando a abertura do centro cirúrgico e da UTI. A direção do hospital também tem como um dos principais investimentos futuros a possibilidade de realizar cirurgias cardíacas.
Sobre a possibilidade de atender por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), a gerente de operações explica que o hospital está aberto a negociações. “Não fechamos nada, e não tivemos nenhuma conversa inicial, mas nos colocamos à disposição. Acontece é que o hospital precisa primeiramente ser rentável, poder gerar resultado, para reinvestir esse resultado em atendimento melhor”.
Atendimento no Imigrantes Hospital e Maternidade:
Percentual de convênios e particulares em agosto:
Perfil dos atendimentos em agosto