X
X

Buscar

Um mês após a queda: saiba como está a situação da ponte Santos Dumont

Prefeitura de Brusque investiga a queda da cabeceira e reconstrução deve iniciar em breve

Nesta sexta-feira, 21, a queda da cabeceira da ponte João Libério Benvenutti, também conhecida como ponte Santos Dumont ou ponte da Bilú, completa um mês. A estrutura cedeu por volta das 20h do dia 21 de abril. No momento do incidente, três carros passavam pelo local. Felizmente, ninguém ficou ferido após o ocorrido.

Com queda da cabeceira, a adutora do Samae rompeu, além disso, um vazamento de gás também foi registrado no local. A população que usa a ponte diariamente teve que adaptar as rotas, já que o trânsito teve que ser interrompido.

Veja também:
VÍDEO – Sobreviventes da queda da cabeceira da ponte em Brusque falam sobre momentos de terror
A história se repete: relembre outros incidentes envolvendo pontes em Brusque
Vídeo mostra instantes após queda da cabeceira da ponte Santos Dumont, em Brusque

Adutora do Samae rompeu após a queda da cabeceira da ponte | Foto: Bárbara Sales/Arquivo O Município

Obra na ponte

Conforme a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, a equipe teve acesso aos blocos da ponte na sexta-feira, 14, para verificar se haviam estacas.

“Realmente foram encontradas estacas como já se sabia, que a fundação era sob estacas. Foram encontradas quatro estacas”, revela a secretária. Cada pilar tinha quatro estacas, cujo tamanho era de 18 x 18 centímetros.

O processo para desmontagem da estrutura que caiu, para que a nova possa ser construída, já foi iniciado pela equipe. Conforme apurado anteriormente pelo jornal O Município, o engenheiro Cristian Fuchs, responsável pelo consórcio Pacopedra/Freedom/SetorSul, que executa as obras da margem esquerda da Beira Rio, as partes de concreto da cabeceira que não poderão ser reaproveitadas foram quebradas e as peças pré-moldadas da cabeceira serão desmontadas com um guindaste.

Três carros passavam na ponte no momento da queda da cabeceira | Foto: Reprodução

Segundo Andrea, a equipe da secretaria já tem a sondagem do terreno e já sabe qual é o tipo de solo do local. Com isso, já foi iniciado o projeto para execução da nova cabeceira. “O projeto foi finalizado nesta semana e estamos na fase de orçamento e na compra de materiais para iniciar a construção”, revela.

O vereador André Vechi (DC) informou que os parlamentares se reuniram com a secretária de Infraestrutura Estratégica, os fiscais do contrato e o engenheiro do consórcio para conversarem sobre a queda da ponte. Segundo repassado a ele na reunião, a reconstrução da ponte deve custar cerca de R$ 500 mil.

Vechi diz que o laudo que apura as causas do incidente deve ficar pronto em 10 dias. “Com esse laudo vamos saber o que de fato motivou a queda da ponte e de quem é a responsabilidade”. Um engenheiro especialista em pontes foi contratado para fazer o laudo técnico do local.

Equipe trabalhando na desmontagem da estrutura da ponte | Foto: Bárbara Sales/Arquivo O Município

O vereador também informou que o projeto da nova cabeceira da ponte terá 24 estacas, que serão maiores que as anteriores. Ele ainda acrescenta que a previsão de entrega do novo trecho é de 60 a 90 dias, dependendo das condições climáticas e da entrega dos insumos para obra.

Investigação

Desde o incidente, a Prefeitura de Brusque apura as causas da queda da cabeceira. A secretária de Infraestrutura Estratégica explica que a prefeitura segue um processo burocrático, sendo que a primeira ação foi abertura do processo administrativo.

Queda da cabeceira da ponte Santos Dumont completa um mês nesta sexta-feira | Foto: Bárbara Sales/Arquivo O Município

Uma comissão foi formada para determinar o que causou o colapso de parte da estrutura da ponte. Os servidores designados para compor comissão são Roberto Rockenbach, Heloisa Fernandes Almeida, Rafael Scheibel de Andrade, Ana Claudia dos Santos, Alexandro Fabiano Gonçalves, Anderson Buss e André Cristiano Archer. Eles terão acesso a toda documentação e também deverão colher depoimentos e informações para apurarem os fatos.

A partir de agora, os técnicos vão analisar se as estacas encontradas eram adequadas para a estrutura da ponte. “Essa era a informação que estava obscura para nós, mas ainda não temos o resultado. Estamos na fase de análise”, finaliza Andrea.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube