Ressaca cívica? Cansaço democrático? Ranço eleitoral? Pois então. Depois de várias semanas tensas, que tal aproveitar o day after do primeiro turno das Eleições 2018 para passear meio sem rumo, admirando aqui e ali itens daquela cultura pop que soa familiar e divertida? Vamos começar esta conversa por aí.

Além das páginas dos portais de notícias e dos sites que checam fake news, que, espero, você siga com atenção, para não correr o risco de acreditar em mentiras… todo mundo tem, é claro, páginas de humor ou de entretenimento que curtiu e segue, na principal rede social do Mister Mark Zuckerberg (depois dele comprar quase todas as outras, temos que explicar melhor que estamos falando no Facebook, certo?). Aqui temos um punhado de ideias para enriquecer a sua rotina. 

A gente começa pela página SodaPop, que trata de cultura pop, com foco principal no rock e no cinema mais antigos. Um pequeno prazer vindo de fotos escolhidas a dedo e músicas igualmente caprichadas. Um belo contraponto a qualquer discurso de ódio. E uma verdadeira curadoria de mergulho no passado.

Essas duas primeiras fotos vieram de lá. Por acaso, dois “casais” “rock’n’roll”. Siouxie e Nick Cave em uma, Joan Jett (que acabou de lançar música nova, Fresh Start, você já ouviu?) e Iggy Pop na outra. A diversidade lá é maior, pode acreditar.

Mais uma? Mergulha aí na nostalgia com a página Do You Remember que, a partir do nome, deixa bem claro seu objetivo. Mas tem espaço para piadinhas, também. Boas para dar aquela treinada básica no inglês…

Outra utilidade da página é trazer aquelas irresistíveis fotos de “antes e depois” de atores ou músicos velhos conhecidos dos mais velhos. Diga, você reconheceria Larry Wilcox e Erik Estrada, da série CHIPs?

A terceira sugestão é bem menos bobinha (ok, quem discorda que o feed do Facebook necessita de uma cota de bobices inteligentes, para ganhar leveza?). É o braço facebookiano de um dos poucos sobreviventes da cena de blogs brasileiros de cultura do começo do milênio, o La Dolce Vita, feito pelo amigo e conhecedor Miguel Andrade.

A página é um dos bons lugares para conseguir informação que fuja do óbvio, com direito a homenagens a mortos famosos de todas as épocas – e também aos vivos relevantes. Quem mais lembraria de comemorar os 84 anos de Sophia Loren?

Quer um bônus? Pois fique sabendo que cada personagem icônico dos Muppets tem a sua própria página no Facebook. Escolha seus preferidos e boa diversão. Eu, por mais que tenha uma longa história de identificação com Miss Piggy, não posso deixar de indicar a página do baterista mais carismático de todos os tempos. O Animal.

Já recomendei aqui e aproveito para recomendar de novo o perfil (neste caso não é página) do poeta e onipresença cultural Luiz Avelima.

Ele, há anos, pegou para si o trabalho de, todo dia, fazer post sobre aniversários de nascimento ou de morte de gente famosa que vale a pena. Foi através dele que soube que a última quinta feira marcou os 48 anos de morte de Janis Joplin. Com a informação, fui até a página oficial da cantora para ver as homenagens. Emocionantes, é claro.

Today we remember The Queen of Rock ‘n Roll, Janis Joplin: January 19, 1943 — October 4, 1970. “Without trying, Janis became an icon. She was a Goddess in a sea of rock gods.” – Melissa Etheridge

Posted by Janis Joplin on Thursday, October 4, 2018

O Songs that Rocks é da mesma turma do Do You Remember – é só ver o elefantinho que é usado como avatar dessas e outras páginas nostálgicas. É uma página boa para quem se diverte reconhecendo as músicas que eles postam. E que não consegue deixar de ler no ritmo da música…

Imagino que você tenha muitos outros preferidos que se encaixem nessa categoria “momentos sorridentes do dia” e sei que não estou contando nenhuma novidade… mas tem hora em que é bom lembrar de olhar para o “bright side of the life“. Né?