Uni_Fashion aborda mercado fitness e moda inclusiva na Uniasselvi de Brusque
Evento ocorre nesta terça-feira, 4, e terá dois desfiles para apresentar criações de estudantes
A moda inclusiva terá destaque durante o Uni_Fashion, na noite desta terça-feira, 4, na Uniasselvi. O evento, resultado de parceria entre cursos da instituição, apresentará terá 10 criações com enfoque na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além dele, o desfile principal da noite aborda as novidades para a moda fitness e a tecnologia envolvida no setor, com cerca de 40 peças. A programação inicia às 19h, e os desfiles às 19h30.
Para a coordenadora do Curso de Design de Moda, Alini Cavichioli, a organização do evento também foi uma oportunidade de aproximação de especialidades com os temas abordados. O evento mobilizou alunos de diferentes estágios atendendo etapas diferentes do processo de preparação e das peças.
Nos preparativos da programação, reuniões entre professores e alunos ajudaram a definir a forma de atuação. As produções e o evento, afirma, foram feitos com base nas tendências para o mercado nacional e internacional. No desfile principal, estarão os looks montados para a empresa Rosa Maria, de Brusque, e calçados esportivos da marca Di Valentini, de São João Batista.
Veja também:
Contrato para o prolongamento da Beira Rio deve ser assinado em alguns dias
Guarda de Trânsito de Brusque já recebe pedidos de autorização para carreatas de Natal
Campanha para divulgação do evento, catálogos e materiais de mídia criados para as empresas parceiras do evento foram desenvolvidos com o curso de Publicidade e Propaganda. A integração com as empresas, destaca, também gerou uma melhoria na preparação dos futuros profissionais. Durante a noite haverá a inauguração de um laboratório de costura desenvolvido na parceria.
Posicionamento
A criação das peças para o desfile inclusivo exigiu conhecimento da linguagem de sinais e uma aproximação com a realidade vivida por esta parcela da população. Para o processo, os alunos tiveram apoio do curso de Pedagogia e da Associação De Surdos De Brusque. “A inclusão é uma demanda da indústria e o profissional da moda precisa estar atenta a isso.”
Já para a professora Ana Clara Marques, além destes pontos, o evento cumpre um papel relevante no posicionamento da cidade no mercado da moda tanto quanto à tecnologia necessária no mercado fitness, quanto para a inclusão. “É importante Brusque se posicionar e mostrar que estamos atentos ao que acontece.”
A atuação já rendeu a inclusão do trabalho desenvolvido pela aluna Carla Schlindwein entre os 20 escolhidos no Concurso Nacional de Moda Inclusiva. Na época, para a criação, ela utilizou elementos da história da Pequena Sereia em uma abordagem pensada para pessoas com Síndrome de Down.
Veja também:
Lei da Desburocratização simplifica procedimentos em todo o poder público
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Homem é preso em flagrante após agredir própria mãe, em Blumenau
Segundo ela, é comum o município seguir a tendência dos grandes centros produtivos do país, onde os temas como a inclusão ganham destaque. Ana acredita que o envolvimento dos alunos nas diferentes etapas de organização segue uma aproximação e um incentivo interno, de priorizar a atenção ao mercado local.
Ela vê semelhanças no crescimento da atenção ao tema, assim como ocorre no setor com a causa ambiental. “Estamos indo para um mundo mais colaborativo e consciente do consumo da moda, mantendo todo o rigor e estética que moda tem, mas sendo socialmente ativa e sustentável.”
Programação
19h – Inauguração do Laboratório de Costura Welttec- Uniasselvi – Bloco C
19h30 – Desfiles e apresentação cultural no Auditório Renascimento
19h00 às 22h – Exposições no Hall de entrada e Espaço Design