X
X

Buscar

Uniasselvi realiza palestra online sobre violência doméstica; saiba como participar

Coordenadora do curso de Direito da faculdade e magistrada no Poder Judiciário de Santa Catarina são as convidadas do evento

Na quarta-feira, 28, a Uniasselvi realiza uma live sobre a violência contra a mulher. O evento online acontecerá no site Teams, a partir das 19h.

Participarão da palestra a magistrada no Poder Judiciário de Santa Catarina e ex-juíza da violência doméstica na comarca de Florianópolis, Ana Luisa Schmidt Ramos; além da coordenadora do curso de Direito na Uniasselvi, Tainá Fernanda Pedrini.

A violência contra a mulher tem raízes culturais. Há tempo, era viabilizada institucionalmente e até ocultada, porque enviesada como prática normal no seio social. Essas condutas vêm sendo combatidas ao longo dos anos, de modo que o Legislativo, por meio da atividade legiferaste, tem editado textos de leis no sentido de criar mecanismos de proteção e aumentar a repressão às práticas violentas no seio familiar, especialmente. Já o Judiciário, até por meio da fundamentação das decisões, tem se mostrado, enfaticamente, contrário à violência contra a mulher.

No entanto, os esforços não foram suficientes para impedir o aumento expressivo da violência durante a pandemia gerada pela Covid-19. Com a fragilidade própria ao momento e o recolhimento das pessoas em suas residências, os números – e, frisa-se, aqueles que chegaram às autoridades – restaram elevados.

Nesse sentido, a palestra desenvolvida pelo Curso de Direito da Uniasselvi, campus Brusque, é aberta ao público, em razão da relevante roupagem social do tema violência doméstica.

As palestrantes possuem experiência com casos práticos levados ao Poder Judiciário, bem como, em razão da formação em psicologia da magistrada Ana Luisa, é possível analisar aspectos jurídicos e psicológicos do tema, o que somente sublinha a interdisciplinaridade do evento.

Toda comunidade poderá participar do evento, mas para isso é necessário realizar uma inscrição por meio deste formulário (clique aqui). Para mais informações, entre em contato pelo (47) 98916-8466.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar