Unidade móvel do Hemosc esteve em Brusque para fazer a coleta em 100 doadores

A ação contribui para a manutenção do estoque de sangue e também possibilita a doação sem a necessidade de deslocamento até Blumenau

Unidade móvel do Hemosc esteve em Brusque para fazer a coleta em 100 doadores

A ação contribui para a manutenção do estoque de sangue e também possibilita a doação sem a necessidade de deslocamento até Blumenau

A campanha itinerante de doação de sangue chegou em Brusque na quinta-feira, 5 de setembro. Durante o período da manhã e da tarde, a população pode comparecer na praça Sesquicentenário para realizar a doação. A unidade móvel do Centro de Hematologia e Homoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Florianópolis foi utilizada pela equipe de Blumenau para a ação.

O centro de coleta tem capacidade para atender três pacientes por vez e cerca de dez profissionais estiveram envolvidos. Por isso, o número foi limitado a 50 doadores pela manhã e outros 50 foram atendidos à tarde. A ação aconteceu em parceria com a Prefeitura de Brusque. O ônibus equipado funciona como um mini-hemocentro.

Todo material utilizado é descartável. A coleta é feita por profissionais capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro para garantir o bem estar do voluntário. A coordenadora de captação de doadores do Hemosc de Blumenau, Thayse Molinari, explica que a ação acontece ao menos uma vez por ano na cidade. Isso vem acontecendo desde que a unidade de Blumenau iniciou as atividades, em 2010.

Quando há disponibilidade, a equipe solicita a Florianópolis o ônibus equipado. Neste ano, já foram realizadas duas coletas. A primeira foi em Ituporanga e a segunda em Brusque. Cerca de duas vezes por semana, o ônibus vai para alguma cidade do litoral como Imbituba, Balneário Camboriú e Itajaí.

A ação contribui para a manutenção do estoque de sangue e também possibilita a doação de pessoas que tem vontade, mas não tem condições de se deslocar até Blumenau. O atendimento iniciou às 8h e já tinha gente esperando para pegar a senha. Cerca de 40 senhas foram distribuídas assim que os profissionais deram início à coleta. “É um bom resultado, as pessoas comparecem à campanha”, diz Molinari.

Doadores 

O Hemosc de Blumenau atende mais de 30 hospitais da região. As bolsas de sangue são utilizadas em cirurgias, casos de acidentes e em pessoas que estão doentes. Graziela Roque, de 23 anos, chegou às 7h na unidade itinerante e pegou a senha de número 11. Foi a nona vez que ela doou sangue. Como já possui o cadastro no Hemosc, recebeu comunicado sobre a ação em Brusque por e-mail.

A primeira vez que ela se dispôs à doação, tinha 18 anos e estava em Itajaí. Ela viu o ônibus lá e decidiu doar. Em Brusque é a segunda vez, mas Graziela já doou sangue também em Blumenau. “Eu vi que não dói, é rápido e nunca passei mal. Muitas pessoas não têm como ir para outras cidades e o ônibus facilita para quem quer doar”, diz a jovem. Graziela conta que nunca teve um parente que precisou de transfusão de sangue, mas conhece pessoas que tiveram familiares internados e passou pela situação.

Antes de doar, é feita uma entrevista com o voluntário. “A gente verifica se a pessoa tem condições de doar e não irá prejudicar a própria saúde e nem a da pessoa que receberá o sangue”, conta Molinari. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, representando em torno de 10% do total de sangue em um adulto, que é reposto pelo organismo.
Condições para ser doador de sangue

É preciso ter entre 16 e 67 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis legais.
Ter no mínimo 50 quilos e ser saudável.

Apresentar um documento de identidade com foto, expedido por órgão oficial, como RG, carteira de trabalho ou de motorista.

Os homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de 60 dias entre elas. Já as mulheres podem fazer três doações anuais com intervalo de no mínimo 90 dias. 
Onde doar

O Hemocentro de Blumenau fica na Rua Theodoro Holtrup, 40, bairro Vila Nova. O expediente é de segunda à sexta, das 7h15 às 18h30, e aos sábados, das 8h15 às 11h. O telefone de contato é (47) 3222-9800. Mais informações: www.hemosc.org.br 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio