Unidade Móvel do programa Mulher, Viver Sem violência estará em Brusque
Projeto estará na cidade em abril e tem como objetivo prevenir e combater a violência contra a mulher
Projeto estará na cidade em abril e tem como objetivo prevenir e combater a violência contra a mulher
A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque sediou na quinta-feira, 16, uma reunião sobre a vinda da unidade móvel do programa Mulher, Viver Sem violência em Santa Catarina para a região. Os ônibus tem como objetivo ser base itinerante do enfrentamento à violência contra as mulheres, em especial, as do campo.
A Coordenadora Estadual da Mulher, Aretuza Larroyd, apresentou o projeto ao secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, e assistentes sociais dos municípios de Brusque e São João Batista. A unidade estará na região durante uma semana no mês de abril, com data a ser definida nos próximos dias durante o Fórum Estadual da Mulher. “A princípio a ação será realizada nos municípios de Brusque, São João Batista e Tijucas. O que não impede que na reunião preparatória sejam incluídas outras cidades da Regional. Os municípios em conjunto com a ADR Brusque definirão o itinerário”, explicou a coordenadora.
O secretário Ewaldo Ristow Filho colocou a estrutura da ADR Brusque a disposição. “Nos antecipamos e convidamos os três municípios para participar deste encontro com a Coordenadoria Estadual da Mulher. Vamos trabalhar em conjunto para que muitas mulheres e suas famílias sejam beneficiadas com a vinda da unidade móvel, que proporcionará atividades como palestras e também atendimento individualizado. Queremos trazer muita informação tanto para a mulher como para seu companheiro e sua família, prevenindo e combatendo todo tipo de violência doméstica”, enfatizou Ristow.
Em 2016, a unidade móvel do programa Mulher, Viver Sem violência esteve nas Regionais de Lages e São Joaquim. Em 2017, as ADRs de Brusque e Itajaí serão as primeiras a receber, paralelamente, a ação desenvolvida nos ônibus.
A atividade é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e prefeituras de Santa Catarina.
Também participaram da reunião o gerente de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas da ADR, Emerson Schmidt, e de Planejamento Regional e Apoio a Políticas, Israel Netto Cândido.
Histórico
A adesão ao programa do governo federal Mulher, Viver Sem Violência foi assinada em 5 de dezembro de 2013. O programa prevê o atendimento às mulheres nas áreas de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. Além da assinatura do termo de adesão ao programa, o Governo do Estado recebeu dois ônibus para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, equipados com salas de atendimento individual.