Unifebe cria LabTER e mapeia possíveis pesquisas entre Brasil e Portugal
Grupo realizará pesquisas com foco no desenvolvimento territorial sustentável
Na última quinta-feira, 13, o grupo do Laboratório de Pesquisa e Planejamento do Território (LabTER) da Unifebe se reuniu virtualmente, para mapear as possibilidades de pesquisa que estabeleçam conexões entre o Brasil e Portugal. O grupo de pesquisa que foi criado pela Unifebe, com foco no desenvolvimento territorial sustentável, contará com o apoio do professor Rui António Rodrigues Ramos, da Universidade do Minho, de Portugal, e do professor da Unifebe, que estuda na Universidade do Minho, Julio Cesar dos Santos.
De acordo com o coordenador do LabTER, professor Karol Carminatti, durante o encontro virtual os pesquisadores da Unifebe e de Portugal estabeleceram conexões para iniciar a troca de conhecimento entre os dois países. “Esse é o início de uma grande parceria, que terá o território e a cidade como elementos centrais no debate”, enfatiza Karol.
O primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo é a pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na mobilidade de Brusque e região. Agora, os pesquisadores começarão a esboçar os possíveis trabalhos que possam ser desenvolvidos pelo grupo. A ideia é que até o fim do ano, os pesquisadores realizem um evento com palestras e debates entre os dois países, para fomentar o estudo de questões relevantes para o Brasil e Portugal.