X
X

Buscar

Unifebe enterra cápsula do tempo em comemoração aos 50 anos da instituição

Objeto que reúne diversos itens considerados importantes para a instituição só poderá ser aberto em 2073

Em comemoração aos 50 anos celebrados no domingo, 15, a Fundação Educacional de Brusque (Febe), mantenedora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e do Colégio Unifebe, realizou na tarde desta segunda-feira, 16, a cerimônia para enterrar uma cápsula do tempo no campus.

O objeto foi colocado no mesmo local em que já existe uma cápsula do tempo, enterrada no dia 2 de setembro de 2000, no centro do bloco A. Outra cápsula do tempo está enterrada no bloco F desde 14 de maio de 2019.

A cápsula enterrada nesta segunda-feira só poderá ser desenterrada no dia 16 de janeiro de 2073, daqui a 50 anos. O mesmo acontece com as duas anteriores, que serão retiradas somente em 2050 e 2069, respectivamente.

Cápsula foi colocada ao lado da outra que foi enterrada no ano 2000 | Foto: Bárbara Sales/O Município

A cerimônia foi acompanhada pelos colaboradores da instituição. Na cápsula, foram enterradas as edições do jornal O Município de sexta-feira, 13, e desta segunda-feira, 16; um crucifixo; foto da atual gestão; relação de todos os colaboradores ativos na instituição até esta segunda-feira; programação em comemoração aos 50 anos; imagem aérea do campus; uma cópia da Oração da Família, do padre Zezinho; fotos das últimas turmas que colaram grau em 2022, entre outros itens.

A presidente da Febe e reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, destaca que a produção de uma cápsula do tempo é uma forma de guardar registros de memória para as próximas gerações.

Aniversário foi celebrado com bolo para colaboradores da instituição | Foto: Bárbara Sales/O Município

“A cápsula do tempo tem muitos valores e no momento que se pensa o que será colocado, fazemos uma reflexão sobre o que será importante no futuro. O passado e o presente se encontram, por isso, colocamos símbolos importantes para a instituição e o tempo presente”, diz.

“No futuro, daqui a 50 anos, quando essa cápsula for desenterrada, será possível fazer uma reflexão de como era a instituição e tudo o que mudou entre o jubileu de 50 anos e o de 100 anos”.

Monumento

Após a cerimônia da cápsula do tempo, foi descerrado o monumento comemorativo aos 50 anos da instituição. 

A obra está localizada na entrada principal da Unifebe. A solenidade contou com a presença de colaboradores e autoridades da região.

Monumento foi descerrado na tarde desta segunda-feira | Foto: Bárbara Sales/O Município