X
X

Buscar

Unifebe entrega livros para o Centro de Educação Infantil Clara Maria Furtado

Material é fruto da arrecadação do Trote Solidário

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) realizou na manhã desta terça-feira, 23, a entrega das doações do Trote Solidário para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clara Maria Furtado, no bairro Santa Luzia. A escola recebeu mais de 400 livros de literatura, autoajuda e gibis.

O material é fruto da prática social dos ingressantes da Unifebe, que neste semestre tiveram como meta arrecadar livros para montar uma biblioteca comunitária.  Com a doação, o CMEI conta agora com cerca de 700 obras que estarão à disposição dos alunos, dos seus familiares e da comunidade local.

Para a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, o momento foi de extrema importância e de conexão com a comunidade.

“Somos uma Instituição Comunitária e atuamos de forma direta nesta ocasião ao entregarmos estes livros para as crianças, que quem sabe no futuro estudarão conosco. A aproximação foi mais do que a riqueza do material e sim do coração, e além disso, ler é viver uma experiência única, de encontro de tempos e saberes”, ressalta.

A diretora do CMEI, Mônica Soares, enfatiza que este é um sonho que se realiza. Segundo ela, toda a comunidade educacional se mobilizou pela causa, que se tornou possível devido à doação da Unifebe.

“A vinda destes livros é muito significativa. Temos hoje um acervo tímido e o apoio da Unifebe vem somar a este projeto de proporcionar livros e leitura aos nossos quase 200 alunos de zero a seis anos, seus familiares e a comunidade local. Estamos felizes porque ler é abrir caminhos e ganhar oportunidades”, salienta.

A diretora de Educação Infantil de Brusque, Ivanete Lago Groh, em nome da Secretaria de Educação, agradece a doação realizada pela Unifebe e destaca que a contribuição é relevante.

“É algo significativo para a escola e comunidade, e será útil para a aprendizagem. O incentivo à leitura na Educação Infantil é primordial. Agradecemos aos acadêmicos que realizaram essa importante arrecadação”, afirma.

Para a presidente da Associação de Pais e Professores, Ana Paula Aparecida da Silva Trindade dos Santos, este foi um passo importante para a cultura e desenvolvimento da escola e da comunidade.

“Em um mundo com tanta tecnologia, permitir o acesso aos livros para nossas crianças é fomentar a cultura, a educação e o saber”, ressalta.

Além das autoridades citadas, participaram do evento integrantes do Conselho Escolar, pais, a bibliotecária-chefe e a coordenadora de Eventos da Unifebe, Carla Zenita do Nascimento e Luana Franciele Fernandes Alves, respectivamente.

Saiba mais
O Trote Solidário tem como objetivo fortalecer e consolidar práticas educativas para que o ingresso na vida universitária ocorra com consciência social, ambiental e humanitária. Neste semestre, os acadêmicos do curso de Medicina foram os vencedores do desafio.

Para o aluno José Armando Boos Vasquez, de 17 anos, a conquista representa a união do curso e o engajamento do grupo com a Unifebe e com a comunidade.

“Todos se mobilizaram e colaboraram com a doação dos livros para a escola. A medicina é uma profissão que ajuda pessoas e no começo do curso já poder contribuir com a vida de alguém é muito gratificante”, salienta.