Unifebe está entre as 20 instituições que mais prestam assistência contábil gratuita à população
Parceria com a Receita Federal permite que o curso de Ciências Contábeis da Instituição oferte serviço à população
Parceria com a Receita Federal permite que o curso de Ciências Contábeis da Instituição oferte serviço à população
A Unifebe está entre as 20 universidades do Brasil que mais prestaram assistências gratuitas à população em 2022, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). No relatório repassado pela Receita Federal, a Unifebe ocupa a 12ª posição, com 375 atendimentos e é única instituição de ensino superior de Santa Catarina entre as 20 relacionadas no ranking nacional.
Integrado ao Núcleo de Apoio Contábil (NAC), o NAF é fruto de um convênio de cooperação entre a universidade e a Receita Federal.
“O NAF e o NAC nasceram para atender um anseio da própria população. Por meio dessa parceria com a Receita Federal temos possibilitado que centenas de pessoas físicas e jurídicas tenham acesso gratuito a informações contábeis e fiscais. O resultado do relatório é fruto da solidez de um trabalho em conjunto, que além de legitimar nosso papel de universidade comunitária, tem contribuído significativamente com o ensino dos nossos estudantes”, enaltece o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein.
Os atendimentos do NAF são realizados no próprio campus da Unifebe, na sala do NAC, pelos professores e acadêmicos de Ciências Contábeis. Com o suporte da Receita Federal, o NAF orienta sobre como proceder e qual a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda, auxilia com informações de inscrição e cadastro do CPF e CNPJ e ajuda no agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal de Brusque.
“Por meio do NAC e do NAF, nós estudantes temos a oportunidade de aplicar nossos conhecimentos em prol da comunidade e do desenvolvimento regional. Tudo isso, com a possibilidade de aprimorarmos nossas habilidades interpessoais e adquirirmos mais experiência profissional”, complementa a acadêmica da 5ª fase, Bianca Schiestl.
O NAF Brusque foi o primeiro da Delegacia da Receita Federal de Blumenau (DRF) a ser implantado na região que abrange 47 municípios, desde Major Gercino até o Alto Vale catarinense. O convênio entre a Unifebe e a Receita Federal foi assinado em agosto de 2017, com o intuito de aproximar a Receita Federal da comunidade e promover formação prática aos estudantes da universidade.
“Estar entre as 20 universidades que mais prestam assistências por meio do NAF é prova do nosso compromisso de integrar universidade, poder público e sociedade. Para nós é um privilégio saber que estamos contribuindo com a comunidade. Parabéns aos professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, esse reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de todos vocês”, parabenizou a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.
Somente este ano, mais de 400 atendimentos já foram realizados no NAC, por meio do NAF. O intuito da instituição é seguir ampliando o número de assistências e alcançar uma posição ainda melhor no ranking de 2023 da Receita Federal.
Leia também:
1. Família pede ajuda para encontrar morador de Brusque desaparecido há duas semanas
2. Jovem catarinense morre ao cair de prédio em Portugal e família pede ajuda para translado
3. Homem é condenado após extrair palmito de forma ilegal em Guabiruba
4. Justiça condena Prefeitura de Joinville a indenizar jovem que ficou dois anos com caco de vidro no pé
5. Temperaturas em Brusque caem 10ºC em 24 horas com chegada da chuva