X
X

Buscar

Unifebe inaugura Laboratório de Fenômenos de Transporte, pioneiro na região

Novo espaço atenderá os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo

Na segunda-feira, 28 de outubro, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) inaugurou o Laboratório de Fenômenos de Transporte, pioneiro na região, que atenderá aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo. O investimento é de R$ 104 mil. 

Durante o evento, o acadêmico de Engenharia Civil, Crislei Fachi, representou os alunos e afirmou que laboratório é mais um investimento que a instituição está fazendo na formação de seus alunos e que deve ser aproveitado ao máximo. “O mercado de trabalho precisa da nossa mão de obra, mas não podemos ser apenas mais um, temos que fazer a diferença lá fora”.
“A instituição está investindo muito no nosso curso e agora temos um laboratório que é pioneiro na região em porte e qualidade. O acadêmico da Unifebe além de aprender a teoria também conhece a prática”, afirmou o coordenador do curso Jaison Homero de Oliveira Knoblauch.
Após a cerimônia de desenlace da fita, o professor responsável pelo laboratório, Andrei Buse, apresentou os equipamentos para os acadêmicos bem como seu funcionamento. “Este laboratório é fundamental para a formação do acadêmico, pois oportuniza um ganho significativo no aprendizado de nosso aluno. A aquisição deste laboratório ratifica o compromisso que a Unifebe assumiu perante a formação acadêmica de seus alunos e perante a comunidade, formando profissionais cada vez mais qualificados e comprometidos”, afirmou Buse.
Infraestrutura
O espaço será utilizado nas disciplinas de Fenômenos de Transporte I, Hidráulica, Sistemas de Abastecimento de Água, Instalações Hidráulicas e Sanitárias, Mecânica dos Fluídos I e II, Máquinas de Fluxo e Instalações Hidráulicas e Sanitárias.
O Laboratório de Fenômenos de Transporte está localizado em uma sala de 65 m2 no bloco D, campus Santa Terezinha, equipada com 40 carteiras, quadro branco e projetor multimídia que possibilitam ao professor conduzir suas aulas normalmente.
Além disso, o laboratório possui um Canal de Escoamento Aberto com três metros de comprimento onde podem ser simulados escoamentos abertos de fluídos, ensaios de comportas e vertedouros, além de permitir o estudo do comportamento do escoamento com ressaltos no fundo do leito de um canal.
Também foi adquirida uma Bancada de Tubulação Fechada Dupla para o laboratório. Ela permite que duas equipes de alunos realizem suas simulações simultaneamente sem que uma interfira na outra. “Com esta bancada os alunos poderão realizar ensaios de perdas de carga em diversos tipos de tubulações, com os mais variados diâmetros, além de determinar a perda de carga em reduções, curvas, joelhos, placas de orifício e demais elementos comumente encontrados nas mais diversas instalações hidráulicas. A bancada também é equipada com um tubo de Venturi e um tubo de Pitot para que o aluno possa estimar a vazão do escoamento além de diversos manômetros de Bourdon e um manômetro diferencial para a leitura da pressão em diversos pontos do escoamento. Além disso, como a bancada vem equipada com duas bombas, é possível realizar o estudo de associação de bombas em série e em paralelo”, especifica o professor Andrei Buse.
Unifebe – Assessoria de imprensa