Unifebe inicia estudos para projeto de nova concessão do transporte coletivo em Brusque
Prazo para conclusão desta fase é de 200 dias
A Prefeitura de Brusque firmou parceria com a Unifebe para executar os estudos que servirão de base para montar o novo projeto de concessão do transporte coletivo no município.
O estudo está em fase inicial e, de acordo com o diretor-geral da Secretaria de Gestão Estratégica, Breno Nunes Neves, tem um prazo de 200 dias para ser concluído.
Segundo ele, o estudo faz um levantamento geral do transporte coletivo da cidade e apresentará a modelagem econômico-financeira do sistema, o tarifário, e várias questões técnicas que serão analisadas e colocadas em prática no momento de confeccionar o novo edital de concessão do transporte em Brusque.
Atualmente, a empresa Nosso Brusque é a responsável por operar o transporte coletivo por meio de um contrato emergencial, válido até janeiro de 2023. Como o processo da nova concessão ainda está na fase inicial dos estudos, no próximo ano, um novo contrato emergencial deve ser firmado para que o serviço continue no município.
“Possivelmente o contrato emergencial será feito novamente, visto que o decreto é vigente e perdura até que se faça uma nova concessão no município”, diz.
O diretor da Secretaria de Gestão Estratégica destaca que o estudo para a concessão do transporte coletivo está ligado com o novo Plano Diretor, que está em andamento, e também com o Plano de Mobilidade da cidade.
“Tudo isso está ligado. O estudo será baseado nos estudos que a Unifebe já levantou para o Plano Diretor e para o Plano de Mobilidade e as ações são em conjunto. Não é possível separar uma coisa da outra, pois se completam”.
Após a fase dos estudos, audiências públicas devem ser realizadas para discutir com a população a melhor forma de concessão para o transporte coletivo em Brusque.
“É um trabalho a longo prazo, que envolve a demanda da sociedade como um todo. O coletivo deve ser levado em conta e será ouvido durante as audiências públicas, mas ainda não temos prazos. A perspectiva da prefeitura é o quanto antes for possível, lançar o edital”.
– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque