Unifebe recebe comitiva alemã e realiza plantio de árvore em comemoração aos 50 anos da instituição
Membros do Distrito de Karlsruhe participaram do evento
Na manhã desta segunda-feira, 27, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) recebeu a comitiva alemã do Distrito de Karlsruhe, para uma série de ações em comemoração ao Jubileu de Ouro da instituição, celebrado no dia 15 de janeiro.
Por volta das 10h, os representantes alemães participaram do plantio de uma muda da árvore frutífera, Nogueira-Pecã, no jardim do Bloco da Saúde. O evento também contou com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi e Valmir Zirke, prefeito de Guabiruba.
“Estamos muito felizes em ter todos os presentes conosco neste momento. Esse ato (plantio) simboliza o que esperamos dessa parceria. A árvore escolhida tem uma longa durabilidade e frutos nascem dela depois de alguns anos. É isso que queremos, uma longa parceria e que renda bons frutos para todos”, diz Rosemari Glatz, reitora da Unifebe.
Ragnar Watteroth, que representou a comitiva alemã, também deixou sua palavra no cerimonial. No discurso, prezou pela parceria e falou sobre o retorno do intercâmbio de jovens entre as cidades.
“Nada pode simbolizar melhor os laços que temos do que uma árvore, ainda mais uma planta como essa. A nossa parceria traz ótimos resultados para ambas as partes e isso é importante. Ver tantos jovens aqui é demais, são eles que simbolizam o futuro de todo o mundo. Inclusive, queremos voltar o mais rápido possível com o intercâmbio que existia entre as cidades. Ele não existiu durante os anos duros da pandemia, mas agora podemos retomar”.
Parceria de Cooperação
A relação entre a Unifebe e o Distrito de Karlsruhe teve início em 2017, quando a Unifebe, passou a participar, semestralmente, das edições do Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”, realizado em parceria com a Universidade de Karlsruhe.
Além de proporcionar que os acadêmicos das instituições de ensino compartilhassem cultura e conhecimento, o intercâmbio era uma das ações do macroprojeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, firmado entre o município de Brusque e o Distrito de Karlsruhe, que visava discutir melhorias no âmbito acadêmico em prol de transformar, por meio da mobilidade sustentável, o mundo onde vivemos.
“A parceria nos permite avançar a cidade no âmbito da sustentabilidade. Estudar formas de caminhar para frente de uma forma planejada. Eles (alemães) nos ensinam e nós também ensinamos. Os interesses são parecidos e é isso que nos permite avançar”, conclui Rosemari.
Confira imagens do momento:
– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior