Unifebe sedia pela primeira vez congresso nacional na área têxtil
Evento acontecerá entre os dias 18 a 21 de junho e deve reunir estudantes de várias regiões
Pela primeira vez, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) sediará o Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod), entre os dias 18 a 21 de junho.
O evento nacional é promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT) e Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e, na sexta edição, realizada em Brusque, receberá acadêmicos e professores de vários estados do Brasil, como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O coordenador local do evento, professor Wallace Nóbrega Lopo, destaca que vários alunos e professores da Unifebe já participaram de outras edições do Contexmod e, no ano passado, após apresentar alguns artigos científicos, fez contato com o presidente do congresso e pleiteou a candidatura da Unifebe, principalmente pelo histórico de Brusque com o setor têxtil.
De acordo com ele, a Escola Têxtil do Rio de Janeiro e a do Rio Grande do Norte também almejavam sediar o evento, porém, a Unifebe foi a escolhida para esta edição. “Eles nos escolheram pela logística, pela quantidade de cursos ligados ao têxtil que temos e também pelo grande número de indústrias nesta área”, diz.
Durante o congresso serão apresentados artigos científicos ligados à área industrial. Ao todo devem ser realizadas 25 apresentações orais e exibidos 15 banners. Ainda haverá visitas técnicas em empresas da região, palestras sobre as tendências tecnológicas na área têxtil e de moda e o encerramento contará com apresentação de desfile de moda.
Os artigos foram previamente avaliados por uma banca para participar do congresso, sendo divididos em quatro categorias: tecnologia têxtil, moda, sustentabilidade e gestão da cadeia têxtil. Alguns dos artigos aprovados, inclusive, são de estudantes das turmas de pós-graduação em MBA e Gestão da Cadeia Têxtil da Unifebe.
Para o professor, sediar o Contexmod coloca o nome da Unifebe em evidência no meio acadêmico. “A Univali, a Furb, a Udesc possuem cursos na área têxtil e nós fomos os escolhidos. É uma grande honra receber esse evento que coloca a Unifebe em um cenário têxtil de moda muito significativo. É importante para os acadêmicos e docentes da região que terão contato com alunos e professores de outros estados do país e poderão ampliar seus conhecimentos”.
Um dos diferenciais desta edição do congresso é que todas as palestras serão ministradas por profissionais da região. “Diferente das outras edições, procuramos trazer palestrantes de empresas da região, como uma forma de fomentar a nossa indústria”, diz.
Acadêmicos, professores e funcionários da Unifebe podem participar gratuitamente do congresso. Demais interessados podem se inscrever pelo site, pagando uma taxa de participação. A programação do Contexmod pode ser conferida no site oficial do evento: www.contexmod.com.br.