X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por: Unitex Beneficiamento Têxtil

Unitex, empresa 100% focada na preparação da malha, é inaugurada em Guabiruba

Com produção totalmente automatizada, empreendimento foca no atendimento ágil e comprometido com qualidade e sustentabilidade

Nesta sexta-feira, 4, foi inaugurada a Unitex Beneficiamento Têxtil, em Guabiruba. A empresa chega ao mercado buscando ser referência no setor têxtil no que se refere a preparação e beneficiamento de tecidos em malha.

Segundo os sócios proprietários Diego Habitzreuter e Fernando Baggio Morais, o objetivo da Unitex é apresentar ao mercado um novo conceito de produção, que permitirá um atendimento diferenciado ao que existe atualmente.

Com um processo totalmente automatizado e equipamentos de última geração, a Unitex busca se diferenciar em dois pontos, o tempo de entrega e a qualidade no acabamento dos tecidos.

“Vamos conseguir, com nossa estrutura, otimizar os processos e reduzir consideravelmente o prazo de entrega para nossos clientes. Nossa configuração de trabalho e logística permitirá que isso aconteça”, explica Diego.

Fernando ressalta que, com o gargalo de produção visto hoje no mercado, muitos clientes acabam perdendo a venda. “O consumidor final fica a mercê dessa questão do mercado, que se está em alta vai demorar mais para o produto ser entregue. Então, a nossa ideia é proporcionar para o cliente a tranquilidade de que a produção não será um obstáculo para a venda. O cliente terá o produto a sua disposição em qualquer época do ano no mesmo prazo de entrega”, afirma.

Somando muitos anos de experiência no ramo têxtil, o guabirubense Diego é proprietário de outras duas empresas, Hargotex Malhas e Politex Malhas e o londrinense Fernando é proprietário da Porto Seguro Têxtil, a qual está presente em vários estados do país. Parceiros em negócios há 12 anos, os empresários observaram o mercado e viram uma carência pelos serviços que hoje são oferecidos pela Unitex.

Ao avaliar o cenário têxtil vimos que, muitos clientes estavam em busca desse atendimento diferenciado. Então, a gente se juntou com objetivo de atender essa necessidade e carência que o mercado tem hoje”, diz Fernando

“Essa ideia surgiu porque justamente é algo que senti na pele. Você ter a venda e não ter a produção que te atenda na mesma velocidade. Lá na ponta, o cliente não espera, ele quer comprar hoje, e ele vai comprar hoje. Se você não tem o produto pronto, ele vai no concorrente. A Unitex proporciona ao nosso cliente essa agilidade na produção e a tranquilidade de contar com o produto na velocidade ideal”, completa.

Além disso, a atuação desse tipo de atendimento centralizado na Unitex, permite facilitar a comunicação com o cliente, pois o mesmo terá condições de desenvolver novos tipos de tecidos e acabamentos, através da troca de conhecimento com a equipe de técnicos que a empresa dispõe. “Iremos auxiliar nossos clientes desde o início do processo de produção, iniciando pela compra do fio, tecelagem e acabamento”, afirma Diego.

No evento de inauguração, estiveram presentes o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke; Julio e Juliano Schumacher, donos da Guabifios; e representantes da Albrecht Equipamentos Industriais.

Preparação do tecido

Os empresários explicam que a Unitex realiza a etapa do acabamento das malhas e tecidos em geral, fazendo a preparação e termo fixação para a sublimação e estamparia digital, um acabamento que vem crescendo e se tornando tendência em todo o mundo.

Diego aponta que, em 2018, ao participar da Textile & Garment Technology Exhibition (ITMA), na Espanha, atestou que no mercado internacional já era normal e muito utilizado a tecnologia de estampas digitais. Ele explica que no Brasil esse processo demorou um pouco mais para ser implementado devido ao custo dessas tecnologias.

“Entretanto, o valor dos equipamentos já está mais acessível e sem dúvida será uma tendência daqui para frente. Hoje o tempo de criação de uma estampa digital é muito curto e se tornou possível aplicar diversas variantes em lotes menores de tecido. Hoje o mercado não espera e quer novidade e variedade todos os dias”.

Então, Fernando e Diego idealizaram a estrutura da Unitex já prevendo clientes que utilizarão em maior escala essa forma de produção.

Ampla estrutura

A Unitex abre as portas com uma capacidade de aproximadamente 350 toneladas por mês. Contudo, o empreendimento já conta com planos de expansão. “Vamos avaliar como o mercado vai se comportar. A planta que nós fizemos aqui é preparada já para dobrar, se necessário em um ano. Dá para sair de 350 para 700 toneladas”, adianta Fernando.

Além disso, o empreendimento inicia com 60% da capacidade em execução, com clientes parceiros já em atendimento e a empresa já busca no mercado acordo com outras empresas que necessitam desse processo diferenciado de produção.

O terreno da sede própria tem 11 mil metros quadrados, com um galpão de 3,3 mil metros quadrados. “Tem espaço para sonhar e investir, aponta Fernando. “Ideias já passam pela cabeça, sempre com o pé no chão”, antecipa Diego.

A Unitex atua 24 horas por dia na produção e deve gerar, inicialmente, 25 postos de trabalho.

Outro destaque é que a empresa dispõe de transporte que faz a entrega em todo o Brasil. “O cliente não se preocupa nem com a coleta da malha na tecelagem ou malharia e nem com a entrega do produto acabado”, completa Diego.

Tecnologia e meio ambiente

Diego aponta que a Unitex inicia suas operações com equipamentos totalmente novos e de última geração que irão proporcionar maior produtividade e qualidade no serviço prestado. Além disso, a empresa propõe a usar um baixo consumo de água.

“Basicamente toda água utilizada no processo vai ser reaproveitada. Além disso, a empresa desenvolveu um sistema de captação de água da chuva, a qual será utilizada na produção, evitando ao máximo o desperdício da mesma” detalha.

“A gente pensou em toda essa questão da estrutura, com um forte olhar para a questão ambiental. Não vamos utilizar a queima da madeira como fonte de energia para a geração de vapor, toda produção será movida através do gás natural. Foi pensando desde o início do projeto para seguir essa tendência de contribuir para a proteção do meio ambiente”, afirma Fernando.

“Chegamos para somar, através da geração de empregos e o crescimento sustentável da nossa região. Sem dúvida nenhuma iremos contribuir muito ao nosso setor têxtil”, finaliza Diego.

Unitex Beneficiamento Têxtil

Rua Augusto Habitzreuter , 456 – Centro – Guabiruba/SC

Telefone: (47) 3306-8889 

Instagram: @unitex.textil