Universidades oferecem vagas por meio do Enem
Estudantes enfrentarão dez horas de prova no próximo fim de semana
Neste fim de semana, 24 e 25 de outubro, será realizado em todo o país o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, criada em 1998 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), é um dos critérios de seleção para o ingresso de alunos nas universidades. Em Brusque e região, muitas vagas são oferecidas por meio do exame.
No Centro Universitário de Brusque (Unifebe) são 110 vagas para 18 cursos e na Faculdade São Luiz são 50 para Administração e 90 para Filosofia. A Assevim/Uniasselvi também oferece vagas pelo exame, mas não informou o número exato ao Município Dia a Dia até o fechamento desta edição.
Na Universidade de Blumenau (Furb), o edital sobre as provas e consequentemente sobre a quantidade de vagas disponibilizadas para o Enem ainda está sendo elaborado e deve ser divulgado em novembro. Porém, o setor de Ingresso afirma que geralmente há muita procura e que são disponibilizadas vagas todos os cursos, exceto Medicina.
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) também ainda não lançou edital. Segundo o técnico administrativo do campus de Itajaí, Guilherme Guedes, até o fim de semana deverá ser publicado e oficialmente divulgado o número de vagas para o Enem. Ele diz que devem ser ofertadas mais vagas do que o ano passado, quando foram 136. Já o número de cursos deve ser cerca de 70.
Apenas os cursos de Música e Teatro, que necessitam de uma prova prática, não são disponibilizados por meio do exame na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A coordenadora de vestibular, Rosângela de Souza Machado, diz que são ofertadas1.289 vagas para 42 cursos.
Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo primeiro ano será oferecido vagas para o Enem. Serão 1.935 para 101 cursos, o que representa 30% do total das vagas disponibilizadas para ingressos na instituição.
Universalizar o ensino
Os representantes das instituições de Santa Catarina afirmam que o Enem é um facilitador para os alunos que saem do Ensino Médio. O assessor administrativo da Faculdade São Luiz, Paulo Sérgio Vieira, diz que o exame está consolidado. “É preciso que haja uma conscientização da importância deste exame, que querendo ou não abre as portas para os estudantes que terminam o ensino médio”.
Para Guedes, da Univali, é importante não somente como forma de ingresso, mas para que o aluno consiga posteriormente bolsas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Rosângela, da Udesc, afirma que é uma oportunidade para quem tem dificuldade de realizar a prova, pois reside em um município distante dos locais de aplicação dos vestibulares.
Como ingressar
São diversas as universidades do Brasil que oferecem a possibilidade de usar a nota do Enem como forma de ingresso. As regras variam de acordo com cada instituição. Algumas exigem desempenho mínimo nas provas objetivas e na Redação, mas para outras basta não ter zerado no exame.
Prova inicia no sábado
O Enem inicia no sábado, 24, às 13h30. São 4h30 de exame no primeiro dia, quando serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e 5h30 no domingo, 25, com as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e Redação.
O que é permitido levar
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.
É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido.