UPA de Brusque confirma três casos de Covid-19
Dois servidores e um apenado infectados estão afastados da Unidade Prisional Avançada (UPA)
A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) comunicou que foram registrados três casos de coronavírus na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque. São dois servidores e um apenado.
Segundo a assessoria da SAP, os dois servidores estão afastados e o interno está em prisão domiciliar. A secretaria também informou que a unidade está monitorando outros 13 apenados que retornaram de saída temporária. Eles ficam isolados, separados dos outros internos pelo período de sete a 14 dias, tempo em que o vírus pode se manifestar.
Desde o dia 16 de março, a SAP e o Departamento de Administração Prisional (Deap) adotaram uma série de procedimentos a fim de minimizar os impactos da Covid-19 nas unidades prisionais.
Visitas presenciais foram substituídas por visitas virtuais; as cartas em papel agora são por meio eletrônico; reforço na distribuição de EPIs, sanitização constante das unidades; criação da muralha sanitária que contempla entre outras ações a medição de febre, a higienização das áreas de circulação comuns e áreas internas da unidade; pontos de higienização dos calçados, aumento na quantidade de materiais para a higienização das mãos como, por exemplo, sabonete líquido e álcool gel.