Usuários do PicPay e Nubank relatam que dinheiro está “sumindo” da conta; entenda
Estornos indevidos estariam ligados ao auxílio emergencial pago pela Caixa Econômica
Estornos indevidos estariam ligados ao auxílio emergencial pago pela Caixa Econômica
Usuários do PicPay e do Nubank têm relatado que dinheiro está “sumindo” da conta deles. O caso afetou especialmente as pessoas que utilizaram as empresas para receber o auxílio emergencial. A confusão entre as fintechs e a Caixa Econômica Federal ainda não foi esclarecida.
De acordo com o Nubank, boletos pagos entre abril e junho por meio da Caixa teriam sido creditados com quantias a mais. Seguindo a recomendação do banco, os valores excedentes foram estornados para a Caixa Econômica nesta terça-feira, 7.
Entretanto, clientes têm relatado divergência nos valores. Enquanto busca solucionar o caso, o Nubank devolveu o dinheiro aos clientes. Confira a nota enviada pela empresa aos usuários:
Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa.
Assim que fomos informados pela CEF sobre a situação, agindo de boa fé, comunicamos nossos clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações do banco, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa.
Devido à imprecisão dos dados fornecidos, decidimos reverter os valores aos nossos clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha. Os valores já estão sendo devolvidos hoje mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa.
O caso também foi esclarecido no Twitter do banco digital. “Como sempre buscamos fazer o correto para os nossos clientes, devolvemos imediatamente todos os valores enquanto aguardamos o posicionamento da Caixa”, afirmou o Nubank na rede social.
A gente quer começar essa thread do jeito que sempre fomos com nossos clientes: transparentes. Então viemos aqui dizer que sim, tá tudo bem com a sua conta e com o Nubank também. (1/5) pic.twitter.com/rvKWshRWHf
— Nubank (@nubank) July 8, 2020
O aplicativo de pagamentos permitiu que o cartão de débito virtual disponibilizado pela Caixa fosse transferido para a conta do PicPay. Entretanto, clientes relataram que o valor sumiu da conta após ser depositado.
Outros afirmam que o valor nunca foi depositado no aplicativo. Em seu Twitter, o PicPay explicou que o aplicativo Caixa TEM está apresentando instabilidade e solicitou que os usuários tentem novamente.
Nosso time está trabalhando incansavelmente para que as operações estejam em plena estabilidade para 100% dos nossos usuários. Se a sua experiência no PicPay está sendo impactada, asseguramos que faremos o que estiver ao nosso alcance para solucionar o quanto antes. pic.twitter.com/mv7dnrunlq
— PicPay (@picpay) July 7, 2020