UTI Neonatal do Hospital Azambuja recebe habilitação pelo Ministério da Saúde

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 21 de dezembro

UTI Neonatal do Hospital Azambuja recebe habilitação pelo Ministério da Saúde

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 21 de dezembro

Os dez leitos da UTI Neonatal do Hospital Azambuja receberam habilitação pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 4.460, publicada no Diário Oficial da União, na quarta-feira, 21. A habilitação chega seis meses após a inauguração do serviço, ocorrida em 28 de junho deste ano.

Segundo o diretor administrativo da instituição, Pe. Nélio Roberto Schwanke, a UTI Neonatal para o hospital e para toda região, é de capital importância.

“Ela veio suprir uma necessidade muito grande nos termos de saúde. Como diretor do hospital reafirmo que é algo extremamente importante tanto para instituição, pois nos dá segurança ao trabalho que fornecemos à comunidade, quanto para a própria população, que se sente segura para o atendimento do recém-nato, não precisando buscar este serviço em outros municípios, muitas vezes distantes de onde mora. Nós nos alegramos com a notícia desta habilitação pelo Ministério da Saúde, pois isto comprova que ao longo de seus 120 anos de caminhada, o Hospital Azambuja vem a cada ano, indo em frente, apostando em novos e significativos serviços de saúde para atender a população”, ressalta padre Nélio.

Hospital Azambuja/Divulgação

Mobilização

Para o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, a implantação da UTI Neonatal e agora sua habilitação, mostra a grande mobilização da população brusquense, dos empresários, da direção do hospital e dos órgãos públicos, para a concretização do serviço.

“É com grande satisfação que recebemos a notícia de mais esta conquista para o Hospital Azambuja, que nos dois últimos anos deu um grande salto de qualidade, conquistando habilitação para cirurgia bariátrica, instalando a Hemodinâmica, a UTI Neonatal, Pronto Socorro para gestantes, Pronto Socorro Pediátrico 24 horas, mais dez leitos de UTI Geral Adulto, coisas fantásticas. Agora, a efetivação da UTI Neonatal vem coroar uma série de conquistas do hospital, com êxito dessa administração em parceria muito grande com o município, com a Secretaria Municipal de Saúde e também com a Secretaria de Estado da Saúde”, enfatiza.

O secretário lembra ainda que a instalação da UTI Neonatal só foi possível diante de um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde em junho deste ano, que financiou o serviço nesses primeiros seis meses.

“O futuro dessa UTI estava incerto, até mesmo pela troca de governo no Estado, teria que haver negociações para poder manter o serviço, mas felizmente no dia de hoje, fomos contemplados com a notícia de que o Ministério da Saúde aprovou nossa UTI Neonatal, seus dez leitos, em caráter definitivo. Isso é uma grande conquista para a população brusquense e para toda Santa Catarina, pois nossa UTI não servirá apenas para a cidade de Brusque, mas para toda nossa região e às vezes, na falta de leitos, para pacientes de outras regiões do Estado”, complementa.

Conquista

O gestor hospitalar Gilberto Bastiani ressalta que esta habilitação é uma conquista de todos.

“Ela só foi possível com o envolvimento de muitas pessoas e deixo aqui o agradecimento à Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, deputados e senadores que apoiaram e ao Ministro Marcelo Queiroga pela visão da importância do serviço para nossa região. Temos hoje uma UTI Neonatal referência no Estado, com equipamentos modernos e que, futuramente, receberá um espaço ainda melhor, na nova Torre que estamos construindo”, revela.

A Portaria nº 4.460 habilitou leitos de UTI Neonatal de outros seis municípios, além do Hospital Azambuja: Hospital Regional São Paulo (Xanxerê) de Santa Catarina, dois hospitais do Amapá, um do Maranhão, um do Espírito Santo e um de Goiás. Os recursos serão repassados pelo Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, mensalmente aos hospitais, através dos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde.

Estrutura

A UTI Neonatal do Hospital Azambuja conta com estrutura para serviço de lactário, mais áreas de apoio das equipes assistenciais. Está instalada no primeiro pavimento do hospital, em área próxima à UTI Geral Adulto. Futuramente, a UTI Neonatal será alocada na nova Torre do Hospital Azambuja, que também teve sua construção contemplada por convênio com o Governo do Estado neste ano.

Os equipamentos necessários para a instalação da UTI Neonatal, foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2,7 milhões, encaminhada pelo então deputado estadual e médico Serafim Venzon, em seu último ano de mandato (2018). Trata-se de itens como respiradores, monitores, incubadoras, ultrassom e raio-x portáteis, entre outros, todos de alta tecnologia, para atender da melhor forma os recém-nascidos.

A UTI Neonatal recebe o nome da senhora Maria Ogliari Venzon, em homenagem à saudosa mãe do Dr. Serafim Venzon, como forma de agradecimento pelos esforços feitos por ele em prol dos recursos para aquisição dos equipamentos do espaço, que representa uma conquista a toda população.

Hospital Azambuja/Divulgação

Leia também:
1 – No quinto jogo seguido fora de casa, Abel Moda visita o Pinheiros nesta quinta-feira; saiba como assistir
2 – Fim do ano: saiba como fica o trânsito nas obras em rodovias federais de Santa Catarina
3 – PM de Brusque diz que condutor de caminhão que atropelou idosa não estava embriagado
4 – Padre Joãozinho preside missa em comemoração aos seus 30 anos de sacerdócio
5 – Homem fica gravemente ferido após ser soterrado em Brusque

– Assista agora:
Descubra vantagens do uso de peças soltas na decoração

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo