Utilidade do ser humano
Deparei-me no Facebook com a foto de um cachorro lambendo seu dono e fiquei pensando na vida de um cachorro e na nossa vida. Ele não se preocupa com o preço da ração, se o dia está frio ou se está quente. Ele só está lá pronto para te dar carinho, a qualquer momento, esteja você bem ou não!
Muita gente não entende e eu mesma até receber a Bia em casa, não entendia porque cuidamos mais de um cachorro do que de uma pessoa, porque cachorro tem plano de saúde, vai tomar banho uma vez por semana, é vacinado regularmente, você compra mimos de todos os tipos para ele, bola, cama, cobertor, brinquedos inclusive com apitos!
Ele não te cobra absolutamente nada e está ali pedindo para que você só brinque com ele, faça carinho em sua barriga! Se você está doente ele fica do teu lado, se você fica triste ele sente, ele sabe quando você está com algum problema, e te respeita, acima de tudo! Stress? O que é isso depois que você tem um cachorro em casa?
O amor que criamos por estes seres de quatro patas é tão grande que só saber que eles vivem no máximo de 10 a 15 anos é insuportável, melhor nem pensar que esse dia vai chegar. Esse pequenos grandes seres, vieram ao mundo para nos ensinar a amar, mas parece que está difícil as pessoas aprenderem a amar uma às outras.
E você deve estar se perguntando: se você faz tudo isso por um cachorro porque você não faz por uma pessoa?
Pe. Fabio de Melo, falando sobre “ser amado” e “ser útil” disse que “muitas vezes, a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Ele está interessado naquilo que a gente faz por ele“. E segue falando que vamos envelhecer, vamos deixar de ser útil e só vai restar o nosso significado. “Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado“. Ou seja, quando deixamos de ser úteis, perdemos o valor.
Quantos amigos te deixaram porque você deixou de servir pra ele, deixou de ser útil? Teu cachorro te deixou de lado quando você trocou a ração por uma mais barata porque você perdeu o emprego? Quantos amigos não te procuram mais porque não precisam mais de você? Teu cachorro te abandonou porque outra pessoa passou a dar a ração pra ele?
Olhe para a sua vida e veja quais dos seus amigos podem ficar inúteis sem que você tenha vontade de jogá-lo no lixo! Siga o exemplo dos cães, dê amor e carinho sem esperar nada em troca, simplesmente porque você ama alguém!
Regiane Moresco – advogada