UTVs e quadriciclos percorrem 55 km de trilhas em Brusque em evento pioneiro no estado
1º Passeio de Quadriciclos e UTVs foi organizado pelo clube Tatu Trail
Cerca de 140 UTVs e quadriciclos participaram de evento organizado pelo Tatu Trail, clube de trilheiros de Brusque, e pela Montreal Powersports neste sábado, 6. Os participantes percorreram 55 km na cidade, partindo da sede da Renaux, do bairro Primeiro de Maio.
Este foi o primeiro evento de trilhas realizado em Santa Catarina apenas para UTVs e quadriciclos de acordo com o presidente do Tatu Trail, Irineu Augusto Pereira.
Ele conta que o clube, o mais velho do estado, fundado em 1980, faz eventos há muito tempo, mas sempre de motociclismo. Os UTVs são recém-lançados, entraram há pouco tempo no mercado, mas tiveram uma aceitação muito grande e, por isso, o Tatu Trail teve a ideia de organizar o 1º Passeio de Quadriciclos e UTVs.
“Não é uma competição. É um evento para participar com a família, onde as pessoas vão curtir um dia de lazer. Esse percurso que a gente desenvolveu é fenomenal e feito para o pessoal acelerar”.
Diretor comercial da Montreal, empresa de Balneário Camboriú que organiza o evento em parceria com a Trail, explica que a escolheram Brusque para investir em um primeiro evento pela grande tradição off-road que a cidade tem. “É a primeira experiência, mas já consideramos um sucesso. Esperamos que seja o primeiro de muitos”.
Trilheiros de diferentes cidades e idades
O evento atraiu pessoas de Botuverá, Nova Trento, Gaspar, Balneário Camboriú, Blumenau, Indaial, Camboriú e Florianópolis, além dos brusquenses.
De Gaspar, vieram vários aventureiros do clube Moto Trilha Belchior. O presidente Claucio Schmitt conta que, em setembro, um evento para UTVs e quadriciclos também será realizado na cidade vizinha.
“Nosso clube participa de eventos praticamente por toda Santa Catarina há quase 20 anos. É uma trilha boa aqui em Brusque, será uma adrenalina diferente”.
O empresário Luciano Hang, da Havan, que inclusive cedeu ao Tatu Trail um espaço para construir sua sede, além de incentivador do evento, também pilotou o seu UTV pela trilha. Para ele, é uma felicidade ver essa grande mobilização na cidade.
“Acho que é a cara de Brusque. O Tatu Trail começou lá atrás e hoje faz história. Esse é um dos maiores encontros do Brasil de UTVs e está aqui na nossa cidade. Isso é esporte, saúde, um encontro da natureza. Eu e minha família fazemos parte do clube há alguns anos e fico encantado por alguns dos lugares que a gente passa”.
Pedro Lira, 78 anos, é o participante mais velho do evento. Ele conta que, até quatro anos atrás, ainda pilotava motos nas trilhas, sua principal paixão, mas, por conta da idade, decidiu partir para o UTV.
Ele conheceu o veículo em uma viagem para os Estados Unidos em 1996 e, agora, pegou gosto pelo UTV.
“Até uns anos atrás eu ainda estava andando de moto, mas não deu mais. A moto é mais adrenalina, confesso, sempre gostei de saltar. No UTV não tem ultrapassagem, porque as trilhas são estreitas. Mas ainda estou acompanhando a gurizada. É uma sensação de dever cumprido ainda estar participando. Tenho uma boa amizade com o pessoal do Tatu Trail, muitos amigos e vejo que o pessoal tem bastante admiração. É uma honra e uma satisfação”.