Vacina contra meningite está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos, em Brusque
Doses são da rede pública
Brusque inciou a oferta da vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra as doenças Meningocócicas, que é meningite e meningococcemia, causadas pela bactéria Neisseria Meningitidis (meningococo) dos sorogrupos A, C, W e Y. A vacina é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade, em dose única.
“Pais que possuem filhos nesta idade devem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência e para vacinar. É importante ter em mãos o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A vacina é uma importante aliada no combate à meningite, que antes era disponível só na rede privada e agora todos tem acesso”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes.
A Doença Meningocócica é uma infecção bacteriana grave que, se não for tratada a tempo, pode deixar sequelas como atraso mental, surdez, cegueira e, até mesmo, levar à morte em algumas horas.
Os principais sintomas são: dor de cabeça intensa e febre elevada e de início súbito, vômito, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.
A transmissão da Doença Meningocócica ocorre por meio das vias respiratórias, no contato com secreções, gotícula do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. A propagação é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação.
Além de tomar a vacina, é importante seguir algumas recomendações para evitar a transmissão da doença: manter os ambientes bem ventilados, lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; e evitar aglomerações.