X
X

Buscar

Vacinação contra Covid-19 teve um crescimento de quase 40% no segundo mês em Brusque

Ritmo da imunização depende do envio de doses da vacina pelo Ministério da Saúde

No segundo mês de vacinação contra a Covid-19 em Brusque, que finalizou no último dia 19, o número de doses aplicadas aumentou 39,2% em comparação com o primeiro mês de imunização no município.

No primeiro mês, de 19 de janeiro a 19 de fevereiro, foram aplicadas 3.959 doses da vacina contra o coronavírus, de acordo com o painel da Prefeitura de Brusque. Uma média de 131 doses por dia.

Já de 20 de fevereiro a 19 de março, foram 5.511 doses aplicadas na cidade, segundo as informações repassadas pela prefeitura, o que representa uma média de 183 vacinas aplicadas por dia.

Tudo indica que o terceiro mês de imunização, iniciado no dia 20 de março, deve seguir em um ritmo mais acelerado. Nos primeiros quatro dias, já foram aplicadas 2.317 doses, o que representa 58% de todas as vacinas aplicadas no primeiro mês.

De acordo com o painel, o dia com maior número de vacinas aplicadas foi 27 de fevereiro. Naquela data, o sistema mostra que 1.050 idosos acima de 80 anos receberam a primeira dose da vacina, na primeira ação de drive thru realizada pela prefeitura.

Também foi em um drive thru o segundo dia com maior número de vacinados: 1.026 no último sábado, 20.

Já o dia com o menor número de doses aplicadas foi 24 de fevereiro, quando apenas 18 pessoas foram vacinadas. Em outros 13 dias, também foram aplicadas menos de 100 doses no município.

A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, afirma que a expectativa é de um aumento no fornecimento de vacinas pelo Ministério da Saúde. Se isso se confirmar, a tendência é que o ritmo de vacinação seja acelerado no município.

“Se chegar dose, vamos trabalhar de domingo a domingo, dia e noite, para não deixar vacina na geladeira e imunizar todos o mais breve possível. Mas para isso, dependemos das doses fornecidas pelo Ministério da Saúde”.

Mulheres são a maioria

Até quarta-feira, 24, Brusque contabilizava 11.787 vacinas aplicadas. Neste número, estão incluídas primeira e segunda doses.

A maior parte das vacinas aplicadas são da Coronavac, com 10.944 doses. Já da vacina da AstraZeneca foram 843 doses até o momento.

Em relação ao total de doses aplicadas por sexo, as mulheres correspondem a 7.992 das doses aplicadas, enquanto que os homens correspondem a apenas 3.846 doses.