X
X

Buscar

Vacinação contra gripe já imunizou mais de 2 mil pessoas, em Guabiruba

Número contempla somente os primeiros grupos de risco atendidos

Iniciada com um mês de antecedência por causa do coronavírus em todo o país, a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) em Guabiruba já imunizou um total de 2.017 pessoas.

De acordo com a prefeitura do município, esse número contempla somente os primeiros grupos de risco atendidos até o momento, que são: profissionais da rede pública de saúde, profissionais das forças de segurança, idosos a partir de 60 anos, caminhoneiros e doentes crônicos.

Outros grupos ainda serão atendidos de acordo com os envios das doses pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote foi enviado no dia 23 de março e atendeu somente idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde por serem os grupos mais expostos aos riscos do coronavírus.

Embora a vacina não proteja contra a Covid-19, ela contribui para o fortalecimento do sistema imunológico como um todo.

Na medida em que os grupos forem sendo contemplados, o atendimento vai se ampliando aos outros gradativamente até a chegada do inverno. Antes disso, ainda será realizado um Dia D da campanha com data a ser divulgada futuramente.

O último lote foi aplicado na quinta-feira, 16, e agora a Secretaria de Saúde de Guabiruba aguarda novo envio do Ministério da Saúde para reabrir a vacinação. Para evitar aglomerações nas unidades de saúde, os pontos de vacinação estão instalados em três escolas: Arthur Wippel, Carlos Maffezzolli e Osvaldo Ludovico Fuckner.

Acamados

No caso de doentes crônicos ou idosos a partir de 60 anos que não têm como se deslocar até um ponto de vacinação por estarem acamados ou com dificuldade de locomoção, a Secretaria de Saúde criou uma equipe específica para fazer o atendimento em casa.

Conforme a secretária Patrícia Heiderscheidt, essas aplicações em domicílio foram feitas de acordo com os registros das unidades de saúde.

“Nas nossas planilhas, esses pacientes já foram todos atendidos. No entanto, caso tenha ficado algum idoso ou doente acamado sem imunização, ele ou a família deve entrar em contato com a unidade de saúde do seu bairro para que possamos providenciar”, explica.

Confira como estão os números da imunização contra H1N1 em Guabiruba:

– Idosos com mais de 60 anos: 1.523

– Doentes crônicos: 271

– Profissionais de saúde e de forças de segurança: 111

– Doentes crônicos e idosos acamados: 98

– Caminhoneiros: 14