Vacinação contra a gripe para primeiro grupo está abaixo do esperado em Brusque
Fase 1 é destinada a crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde
A Secretaria de Saúde de Brusque reforça o aviso a toda a comunidade para a campanha de vacinação contra a gripe, que segue em andamento. Faltando menos de dez dias para encerrar o atendimento ao grupo 1 de vacinação, a cobertura vacinal se encontra abaixo do esperado, com apenas 23% do total do contingente populacional previsto efetivamente imunizado, o que corresponde a 3.338 pessoas dentro de um total previsto de 14.410 cidadãos contemplados nesta etapa.
A primeira etapa da ação teve início em 12 de abril e segue até 10 de maio, contemplando crianças com idade entre seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
“Solicitamos, então, às pessoas que fazem parte do grupo contemplado nesta primeira fase da campanha vacinal, que procurem uma Unidade de Saúde com sala de vacina para receber o imunizante”, reforça a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fisher.
Onde vacinar
As Unidades Básicas de saúde com sala de vacina são: Águas Claras, Guarani, Maluche, Dom Joaquim, Paquetá, Rua Nova Trento, Limeira, Planalto, São Luiz, Bateas, Santa Rita, Centro e Ponta Russa.
As Salas de Vacina nas Unidades Básicas atendem das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. A sala de vacina do Centro, situada no Térreo da Policlínica, atende das 08h às 20h30, sem fechar para almoço. “Lembramos que as salas de vacinas atendem os cidadãos independentes de residir naquele bairro”, esclarece a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer.
Alta transmissibilidade
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias, podendo também causar pandemias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar desde quadros leves até ao óbito.
O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, o que passa a acontecer a partir de agora na cidade, no estado e no país.
A vacina protege contra três tipos de vírus: influenza, H1N1 e H3N2.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube