Vacinação contra HPV será intensificada a partir de hoje
Meninas de 9 a 11 anos poderão receber a primeira dose da vacina nas escolas de Brusque
Meninas de 9 a 11 anos poderão receber a primeira dose da vacina nas escolas de Brusque
A Vigilância Epidemiológica de Brusque intensifica, a partir de hoje, a vacinação contra o HPV no município. Meninas de 9 a 11 anos poderão receber a primeira dose da vacina que auxilia na prevenção contra o câncer de colo de útero em todas as escolas.
A coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, Fernanda Lippert, destaca que a vacina que protege contra o HPV está disponível na rede pública de saúde desde 2014. “Ela está disponível em todas as unidades de saúde para a faixa etária preconizada. Não é uma campanha, mas uma intensificação envolvendo escolas, unidades de saúde e Vigilância Epidemiológica”.
Neste ano, a primeira dose da vacina será aplicada em adolescentes mais novas. No entanto, as meninas de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não receberam a primeira dose da vacina também podem ser imunizadas. “Os estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual e enquanto os pais ainda mantém o hábito de levar os filhos para tomar outras vacinas administradas nessa faixa etária. Além disso, é nessa época da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV”, explica.
Etapas
A vacinação continua em três etapas. A primeira dose esta disponível nos postos de saúde e nas escolas para meninas entre 9 e 13 anos. É necessário o termo de consentimento devidamente assinado pelos pais ou responsáveis para imunização na escola. A segunda dose, é administrada seis meses após a primeira; e a terceira, aplicada cinco anos após a primeira. “Quem recebeu a primeira dose até o início de setembro de 2014 pode aproveitar a campanha nas escolas para receber a segunda, sendo necessário apenas apresentar a carteira de vacinação com o registro da vacina anterior”, destaca Fernanda.
No ano passado, foram imunizadas em Brusque, com a primeira dose, 2.739 meninas de 11 a 13 anos. No entanto, apenas 1.883 aderiram à segunda dose. Este ano, o objetivo é vacinar 2.130 adolescentes. No estado, a meta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) é imunizar 80% das 146.961 meninas desta faixa-etária. Segundo Fernanda, a data de imunização em cada escola é definida entre a escola e a unidade de saúde responsável pelo território onde a unidade escolar está localizada.