Vacinação impacta na diminuição de mortes por Covid-19 em Brusque; veja números
Número de óbitos por mês diminui de forma considerável desde março
Desde março, a cada mês, Brusque registra diminuição do número de mortes associadas a Covid-19. Naquele mês, foi registrado o maior número do ano, com 56 óbitos, segundo o painel de Casos de Covid-19 em Santa Catarina. Já em agosto foram registradas 12 mortes e em setembro, até terça-feira, 21, foram seis mortes no mês.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde do município, Ariane Fischer, a diminuição ocorre por conta do avanço da vacinação, iniciada em janeiro.
Em maio, já foi percebida diminuição do número de mortes de idosos pela doença, por conta da vacinação. Agora, em setembro, o cenário é outro, pois a última grande onda de casos foi em abril. Em questão dos óbitos, enquanto em março a cidade teve uma média de 1,8 morte por dia, em setembro, até essa sexta, tem uma média de 0,35.
Ariane aponta que não há uma faixa etária específica que corre mais riscos. Contudo, os portadores de condições especiais, como imunossuprimidos e com comorbidades, têm predisposição a agravar a doença.
Ainda, ela explica que dos óbitos recentes, 50% estavam vacinados. Porém, ressalta que a Vigilância não utiliza o parâmetro vacinal como dado absoluto. “Deve-se interpretar o tempo de vacina e se havia algum anticorpo circulante no organismo. Além de todas as condições clínicas associadas, que tendem a agravar qualquer enfermidade que acomete o indivíduo”, explica.
Dados da vacinação
De acordo com os dados do Boletim de Vacinação desta sexta, Brusque totaliza 146.546 doses da vacina contra a Covid-19 já ofertadas. O levantamento aponta que, deste total, são 95.691 doses parciais administradas.
Este número representa índice de 90,82% da população brusquense acima de 18 anos com o esquema vacinal iniciado. Isto porque o total estimado pelo Ministério da Saúde, a partir de números populacionais fornecidos pelo IBGE, é de 105.360 pessoas adultas em Brusque.
E, em relação à população total da cidade, estimada em 140.500 pessoas pelo Ministério da Saúde em números que acabam de ser atualizados a partir das informações repassadas pelo IBGE, o percentual de cidadãos com a primeira dose recebida é de 68,11%.
Já os totalmente imunizados, com as duas doses ou a dose única recebida (no caso da Janssen), somam 50.758 pessoas. Este número resulta em um índice de 48,18% dos habitantes com mais de 18 anos com o esquema vacinal completo. Ou 36,13% da população total da cidade com a vacinação concluída até o momento.
Em relação às doses das vacinas já recebidas pelo município desde o início da imunização contra a Covid-19, até esta terça-feira, elas somam 159.305 unidades.
Ariane explica que a diferença entre o total recebido e o já aplicado corresponde à chamada reserva técnica para as aplicações da segunda dose que estão ocorrendo e também para os agendamentos até o final da semana. Até o momento, Brusque foi contemplada com as vacinas Coronavac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e Janssen.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube