Terceiro prefeito, Vadislau Schmitt representa mudança de ala partidária no comando no município
Schmitt era de um bloco de oposição em relação aos seus antecessores
Neste momento, o Brasil estava organizado em um modelo de bipartidarismo, no qual apenas dois partidos políticos foram autorizados a existir pelo Ato Institucional 2 (AI-2), editado em 1966. Dali até 1979, apenas a Aliança Renovadora Nacional (Arena), base de sustentação do governo militar, e o Movimento Democrático Brasileira (MDB), oposição autorizada, foram permitidos a funcionar.
De acordo com o advogado e assessor jurídico da Câmara de Guabiruba, Roque Dirschnabel Schmitt, a ascensão de Vadislau Schmitt representou uma mudança sensível de ala partidária em Guabiruba, com a Arena-2 assumindo o governo, o que durou até 1983.
Descrito como “um homem íntegro”, Schmitt exerceu, na vida privada, o comando de uma empresa. Industrial, era proprietário da Fiação e Tecelagem São José, localizada na rua Brusque.
Continua após anúncio
Apesar de Schmitt ser do mesmo partido de seus antecessores, existiam dentro da Arena diferentes correntes partidárias, explica o pesquisador Roque Dirschnabel. Enquanto os antecessores eram de uma ala que compreendia os ex-integrantes do PSD, o novo prefeito representava um bloco partidário de oposição.
Além de representar uma nova ala política, Schmitt também mudou toda a equipe de secretariado das antigas administrações.
Durante a administração de Schmitt e nos anos que a sucederam, a sede da Prefeitura de Guabiruba mudou de lugar. Anteriormente instalada no edifício da empresa Kohler e Cia., foi transferida para a residência de Hilmar Kormann, simpatizante do governo.
Ele realizou a aquisição do terreno e construção de uma escola no bairro Imigrantes, inicialmente denominada em homenagem ao presidente Costa e Silva, que governou o Brasil entre 1967 e 1969. Tempo depois, a escola passou a se chamar Escola Municipal Vadislau Schmitt.
A Escola Municipal Presidente Costa e Silva, no bairro Lageado Baixo, hoje desativada, foi construída no governo Schmitt, e outras foram reformadas. A rua que o liga o bairro Lageado Baixo às Fazendas Krieger e outras pontes também foram erguidas durante o período. Atualmente, uma rua no centro de Guabiruba homenageia Schmitt, levando nas placas o seu nome.
O ex-prefeito Vadislau Scmitt faleceu no dia 16 de agosto de 1988, com homenagens do Executivo e Legislativo municipal.
Você está lendo: Vadislau Schmitt: mudança de ares
Leia também:
– Introdução: Construtores da História
– Bastidores políticos: criação do município
– A instalação do Executivo: prefeito eleito por notáveis
– Instalação do Legislativo: seis meses depois
– Marcos na história: construção das leis
– Henrique Dirschnabel, o primeiro prefeito
– Carlos Boos: fundamental na emancipação
– Ivo Fischer: com política no DNA
– João Baron: época de abertura
– Guido Kormann: mandato de reconstrução
– Valério Maffezzolli: prefeito na Democracia
– Orides Kormann: primeiro dos três mandatos
– Luiz Moser: foco em educação e saúde
– Orides Kormann: novos mandatos, novas demandas
– Matias Kohler: aposta no desenvolvimento sustentável