Com a crise, vagas de estágio diminuem em Brusque; veja as oportunidades disponíveis

Segundo o Ciee, queda no número de oportunidades está relacionada à retração da economia

Com a crise, vagas de estágio diminuem em Brusque; veja as oportunidades disponíveis

Segundo o Ciee, queda no número de oportunidades está relacionada à retração da economia

A situação econômica do país tem afetado negativamente o mercado de estágios. Ao contrário do que se esperava, os empresários não migraram para esta forma de contratação – considerada mais barata -, o que tem ocasionando menos oportunidades para os estudantes que buscam entrar no mercado de trabalho.

“Há uma queda no número de vagas abertas para estágio aqui em Brusque. Na segunda quinzena de março até tivemos uma pequena melhora, mas não foi algo expressivo. Estamos com poucas vagas abertas em relação aos demais anos”, diz a coordenadora da agência do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), Catia Maffezzolli.

Hoje, estão abertas 11 vagas para estágios em empresas da região, sendo que a maior parte delas é voltada para estudantes do curso de Administração.

Catia afirma que sabe que muitas empresas conveniadas com o Ciee têm vagas disponíveis, no entanto, estão optando por segurar a oportunidade por conta do momento econômico e político do país. “Existe a vaga, mas as empresas estão receosas em abrir por essa questão econômica. Aos poucos, esperamos que essa situação melhore e que possamos dar mais oportunidades aos jovens”.

Outro fator que a coordenadora considera determinante para a queda no número de vagas de estágio é a busca das empresas por experiência profissional. “Muitas vezes não conseguimos fechar a vaga porque as empresas pedem algum tipo de experiência. O que os empresários precisam entender é que o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho, portanto, são poucos os estudantes que possuem e assim, o jovem fica sem estágio e a empresa também fica sem o funcionário”.

Benefícios do estágio

De acordo com Cátia, o estágio traz benefícios tanto para a empresa quanto para o estudante. “O estudante vê na prática aquilo que ele está aprendendo na teoria, já a empresa pode ter a oportunidade de buscar profissionais novos, que não possuem vícios, além de ter a vantagem de não ter carga tributária de empregados contratados em regime CLT”.

Cátia explica que o estagiário não tem vínculos empregatícios, apenas contrato, que pode ser rescindido a qualquer momento, por ambas as partes. O contrato pode durar até dois anos em um mesmo CNPJ ou ainda ser limitado ao término do período de estudos.

A partir de 16 anos o estudante pode ser contratado como estagiário. “Não existe uma idade máxima, ele só precisa estar matriculado e frequentando a escola ou faculdade. O estágio funciona como complemento do estudo”.

Hoje, o estagiário do ensino médio pode trabalhar quatro horas diárias, limitado a 20 horas semanais. Já para o estágio de curso superior, a carga horária é de seis horas diárias, limitado a 30 horas semanais. O salário, na região de Brusque, varia entre R$ 400 a R$ 800, mais vale transporte.

O Ciee de Brusque tem 150 conveniadas de diversos segmentos que, ocasionalmente, oferecem oportunidades para estagiários.

2


Serviço

Ciee Brusque
Rua Padre Gatone, 20 – Centro
(47) 3396-8506
[email protected]

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo