+

Valentina? Enzo? Saiba quais foram os nomes mais populares em Brusque em 2020

Lista com os 50 nomes preferidos dos brusquenses no ano passado está no Portal da Transparência do Registro Civil

Valentina? Enzo? Saiba quais foram os nomes mais populares em Brusque em 2020

Lista com os 50 nomes preferidos dos brusquenses no ano passado está no Portal da Transparência do Registro Civil

Em 2020, nasceram 2.188 brusquenses, de acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil. Destes, 56 são Helena e 45 são Miguel. Estes foram os nomes mais populares em Brusque no ano passado, segundo o levantamento.

Além de Helena e Miguel, a lista com os 50 nomes mais registrados na cidade em 2020 tem Alice, Arthur, Henrique, Bernardo, Theo, Davi e Laura, que completam o top 10.

De 2015, quando a estatística começou a ser contabilizada, até 2020, Miguel foi o nome de menino mais registrado em Brusque durante três anos: 2016, 2019 e 2020.

Em 2015, Miguel ocupou o 33º lugar na lista. Já em 2017 foi o quinto nome mais registrado e em 2018 o 11º da lista.

Helena, por sua vez, só entrou na relação dos 50 nomes mais populares em Brusque a partir de 2018. Naquele ano, figurou na 12ª posição, enquanto que em 2019, entrou no top cinco, com o quarto lugar.

Os dois nomes mais populares de Brusque em 2020, também estão no topo da lista de Santa Catarina e do Brasil. Em Santa Catarina, foram registrados 1.379 Miguéis e 1.279 Helenas.

Já no Brasil, 30.781 bebês receberam o nome de Miguel no ano passado e outras 24.833 foram nomeadas de Helena.

As Helenas

A dona de casa Francine Maria Nascimento, 38 anos, é uma das mamães que deu à luz Helena no ano passado em Brusque. Ela conta que escolheu o nome porque queria algo forte. “Queria um nome que lembrasse uma realeza pois como já tenho um filho com nome de rei (Arthur), queria uma rainha também”.

Helena tem 11 meses | Foto: Arquivo pessoal

A decisão, de acordo com ela, foi de comum acordo com o marido. “Estávamos em um curso para casais na igreja Calvário e a palestrante que veio ministrar também se chamava Helena e nós gostamos dela por ser uma mulher forte e decidida, e assim optamos pelo nome. Depois de ter registrado ela, começamos a ver vários posts falando que o nome Helena era o mais requisitado do ano”.

Antes de decidir pelo nome Helena, Francine pensava em nomear a filha de Valentina, para homenagear a avó, mas decidiu mudar o nome porque antes de engravidar de Helena, sofreu dois abortos.

Hoje, Helena tem 11 meses. Ela nasceu no fim do mês de abril, ainda no início da pandemia da Covid-19.

A empresária Fernanda Clemer, 39 anos, também ganhou uma Helena no ano passado. Ela conta que sempre achou o nome lindo e sua filha mais velha, Julia, também amou e acabou decidindo pelos pais. Helena completou sete meses no último dia 26 de março.

Helena tem sete meses | Foto: Arquivo pessoal

Homenagem a São Miguel

A manicure Taimara Voss Wanka, 27 anos, deu à luz Miguel em 2020. A escolha do nome foi uma homenagem a São Miguel.

Miguel tem 10 meses | Foto: Arquivo pessoal

“Minha mãe estava internada no Hospital Azambuja em fase terminal com câncer. E no dia que ela faleceu, de manhã bem cedo veio a irmã e perguntou o que ela tinha e a história dela. Eu expliquei e ela pegou em minhas mãos e falou pra mim rezar para São Miguel porque aquele era o dia dele e eu no mesmo momento pensei: ‘se um dia eu engravidar e for menino, ele se chamará Miguel’. Eu rezei para São Miguel para que ele fizesse o que era melhor pra minha mãe, dando o repouso eterno e à noite ela faleceu”.

O pequeno Miguel completou 10 meses no último sábado, 3.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo