Valor acima do esperado atrasa primeira fase das obras da ETA Cristalina
De acordo como Samae, edital para início das obras deve ser lançado até o fim do mês
De acordo como Samae, edital para início das obras deve ser lançado até o fim do mês
O edital para as obras para construção do acesso ao local onde será a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cristalina deve ser lançado no fim do mês. O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Dejair Machado, explica que a terraplanagem também vai acontecer no durante esta fase do projeto.
Machado explica que o projeto foi dividido em três fases. A primeira será a terraplanagem e a construção do acesso, de cerca de um quilômetro de extensão. Após a conclusão da etapa inicial, inicia-se a construção da ETA em si e, paralelamente, a estação de captação.
O Samae está fazendo uma pesquisa de mercado com valores. Machado diz que o orçamento deve chegar em 15 dias e o edital ser lançado no fim de março. A previsão anterior era de que o início das obras acontecesse em janeiro, mas os valores inicialmente orçados estavam acima do esperado.
“Nós estamos fazendo a pesquisa dentro do valor que foi passado, para ver se conseguimos baixar com outras empresas e depois lançamos o edital de referência com aquele valor que a gente conseguir chegar. Já mandamos convites para empresas para fazer o orçamento”, explica.
A previsão é de que até o fim do ano, a estação em si comece a ser construída. Segundo Machado, não é possível iniciar a segunda parte do projeto antes da terraplanagem e do acesso serem finalizados.
“Não temos condições de construir a ETA antes de ter o acesso para levar material para lá, porque ela vai estar em uma altitude de 130 metros. Tem que ser removido muito barro de lá”, ressalta.
De acordo com o diretor-presidente do Samae, o primeiro módulo da ETA da Cristalina terá capacidade de produção de 200 litros por segundo, e o segundo mais 200. Como comparação, a ETA central opera na faixa de 300 litros por segundo.
“Vai melhorar o abastecimento 200% quando a ETA estiver em funcionamento, com a inauguração da nova ETA nós não temos mais problemas com água em lugar nenhum”, diz.
As duas ETAs vão ser interligadas e funcionarão em conjunto, para suprir eventuais problemas que uma deles sofra. A ETA da Cristalina vai atender bairros da margem direita do rio Itajaí-Açu.
Outros problemas de abastecimento estão sendo tratados pelo Samae. “Hoje, nós temos algumas situações que estamos tentando contornar, no caso da Limeira. Já estão instalando lá uma nova estação modular para dobrar a produção. Temos uma que produz 80 metros cúbicos por hora, e estão construindo outra”.
O reservatório no Limeira terá capacidade para 500 mil litros e a rede será alargada para suportar 250 mil litros e deve começar a operar até o fim de março. Com esta ação, o Samae espera que os problemas de distribuição naquela área sejam praticamente resolvidos.
“Nas outras regiões aí, com o reservatório no Bruschal, no Dom Joaquim e algumas ações que fizemos em termos de rede vai dar uma certa melhora, mas não vai resolver 100% toda a região de Brusque, isso só com a estação da Cristalina”, ressalta.