Está ficando mais frio. Nessa época do ano, ganham destaque as ações solidárias para a arrecadação de agasalhos (o que está certíssimo e deve ser muito incentivado). Mas gostaria de informar um outro dado, que ainda não recebe a devida atenção: as doações de sangue em Santa Catarina decrescem, em média, 30% nessa época fria. E esses dados precisam ser mudados.

Cá entre nós: sangue é algo que praticamente todos têm “sobrando”. E doar parte dele, uma ação que dura, em média, 60 minutos, além de ser uma atitude nobre, pode salvar até 3 vidas. Já imaginou, uma hora da sua semana capaz de salvar 3 vidas? Pensando nisso, nós, do terceirão de 2016 do colégio São Luiz organizamos uma campanha em prol da doação de sangue. Enquanto pesquisava dados para montar a campanha, algo me chamou a atenção: não existem “pontos de coleta” de sangue em Brusque. Tanto que nos deslocaremos até o Hemocentro de Blumenau para fazer as doações

Certa vez, quando fui ao posto de saúde do bairro, conversei com uma enfermeira e ela contou que é oferecido mensalmente transporte gratuito até Blumenau para quem tem interesse em doar. É uma ação inteligente, na minha opinião. Mas, levando em consideração a quantidade de pessoas que entraram em contato com o email do terceirão interessadas em fazer as doações, me pergunto se não seria mais interessante que o ônibus de coleta de sangue viesse até Brusque mais frequentemente.

Como de costume, a teoria é bem mais fácil do que a prática. Porém, penso que quando se trata de salvar vidas, vale a pena um esforço a mais. Esse “esforço a mais” também se aplicaria a uma segunda parte: entrando em contato com o Hemosc de Blumenau, fui informada que poderia levar, no máximo, um grupo de 20 pessoas, pois o espaço deles é restrito, não podendo comportar um número muito maior que isso.

Novamente: visto que doações de sangue são capazes de salvar milhares de vidas, não está mais do que na hora de investir-se muito mais nelas? Tanto em campanhas quanto financeiramente. Enquanto isso, faça a sua parte: o hemocentro de Blumenau funciona de segunda a sexta das 7:15h às 18:30h e aos sábados das 8h15 às 11h.

Mais informações aqui. Doe sangue.

avatar heloisa

 

Heloísa Wilbert Schlindwein – 16 anos – terceirão