Varal solidário reúne roupas para doação a moradores de rua de Brusque
Arara com roupas e calçados foi montada no terminal urbano e também na praça da Cidadania
Desde domingo, 26, Brusque conta com um varal solidário. A iniciativa, que fez muito sucesso em cidades como Florianópolis, Curitiba e Blumenau, tem como objetivo disponibilizar roupas e calçados para doação em locais públicos do município para que quem está precisando possa pegar e ficar mais aquecido neste inverno.
Leia também: Saída do Reino Unido da União Europeia impacta agências de turismo de Brusque
Os integrantes da Ordem Demolay de Brusque é quem tiveram a ideia de disponibilizar as roupas para doação em uma arara na área externa do terminal urbano do município. De acordo com um dos participantes do grupo, Matheus Zen Fantini, 19 anos, o objetivo do projeto é ajudar quem precisa e estimular que outras pessoas sintam vontade de ajudar. “O lema do projeto é, se está sobrando, doe; se está precisando, pegue. Não é um projeto só para moradores de rua, mas também para as pessoas carentes, que também precisam de ajuda “, afirma.
O varal solidário foi instalado na noite de domingo e, em poucas horas, muitas pessoas já se beneficiaram com a atitude. “Alguns integrantes do grupo se reuniram, e decidiram iniciar o projeto já no domingo. Foram para casa, pegaram a arara e algumas roupas e depositaram lá. Uma hora depois, passamos por lá e algumas peças já não estavam mais”.
Fantini destaca que o mais legal é que as pessoas pegaram apenas o que realmente precisavam. “Quem pegou, não pegou todas as peças. Pensou no próximo e deu oportunidade para que outras pessoas também pudessem ser beneficiadas. Esse também é um dos objetivos do varal solidário, criar essa consciência coletiva nas pessoas”.
O plano do grupo é expandir o varal solidário para outros pontos da cidade. Fantini afirma que a Secretaria de Assistência Social já foi procurada para repassar pontos estratégicos do município onde podem ser instaladas novas araras. “Temos um outro varal já instalado na Praça da Cidadania e agora pretendemos levar para outros locais. Queremos manter esse projeto até quando estiver frio”.
Além das araras, o grupo também quer colocar pontos de coleta próximos às universidades e colégios para facilitar as doações. “Para que as pessoas que têm roupas sobrando não precisem ir até o local onde estão as araras, podem deixar nesses pontos que nós repomos, mas quem preferir, também pode deixar a sua doação diretamente nas araras”.
Sobre a Ordem Demolay
A Ordem Demolay é considerada a maior organização juvenil do mundo. Tem fins filosóficos, filantrópicos e não visa lucro. Tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade para que se tornem melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade. Em Brusque, a Ordem Demolay conta com 50 membros. Eles se reúnem quinzenalmente para discutirem ações que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.