X
X

Buscar

Vascaínos de Brusque homenageiam Roberto Dinamite; relembre passagem do ídolo pela região

Presidente da União VasBrusque, torcedor vascaíno e ex-goleiro do clube se despedem do ídolo

Maior ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite faleceu neste domingo, 8, aos 68 anos, no Rio de Janeiro. Ele lutava contra um câncer. Durante a trajetória, Roberto Dinamite passou pela região de Brusque. Ele deixa uma legião de fãs enlutados.

No aniversário de um ano da capitania VasBrusque, o Bar do Vasco, Roberto Dinamite veio à cidade junto com o ex-goleiro Acácio. A vinda do ídolo coincidiu com o jogo entre Brusque e Vasco, no estádio Augusto Bauer.

Roberto Dinamite (esq.), Acácio e Marcolan. Foto: Arquivo pessoal

O presidente da União VasBrusque, Marcolan Batista, relembrou a vinda do ídolo cruzmaltino à cidade. Roberto Dinamite, naquela ocasião, passou também por Guabiruba, em evento com torcedores do Vasco.

“Recebemos ele na sexta, no aeroporto, e trouxemos para capitania, onde teve um churrasco para recepção. No sábado, fizemos um evento para todos vascaínos no Olaria. Mais de mil vascaínos prestigiaram nosso maior ídolo Roberto Dinamite”, afirma.

Acácio também participou do evento. Foi realizado um torneio no local, em que o “troféu Roberto Dinamite” ficou com os vascaínos de Botuverá, que também fazem parte da capitania VasBrusque.

Roberto Dinamite entrega troféu do torneio para vascaínos de Botuverá. Foto: União VasBrusque/Divulgação

Homenagem na capitania

Marcolan afirma que a capitania do Vasco vai realizar uma homenagem ao ídolo. No local, há uma foto de Roberto Dinamite autografada. No entanto, o presidente diz que querem algo maior. Ele conta que uma faixa em homenagem ao ex-jogador será colocada em frente à capitania.

“Um cara íntegro, calmo, simples e humilde, que tinha noção de sua grandeza. Porém, não ofusca os demais colegas. Não queria ser mais que ninguém. Gostava muito de falar das suas histórias de Vasco da Gama e tinha como uma decepção a política do clube”, afirma Marcolan.

Na lembrança

Quem tem boas memórias com Roberto Dinamite é Luciano Walendowsky Fialho. Desde a época em que ouvia jogos pelo rádio, ele já era torcedor do Vasco. A paixão pelo clube foi herdada da família vascaína.

“O Roberto Dinamite representa uma geração do Vasco que efetivamente jogava com muita dedicação. Ele se enquadrava na categoria de ‘jogadores-torcedores’, que torciam pelo clube”, comenta.

Quando criança, Fialho foi ao estádio São Januário, a casa do Vasco, e entrou em campo com os jogadores. Na época, ele tirou uma foto com Roberto Dinamite. Trinta e cinco anos depois, foi a vez do filho de Fialho, João Pedro, conhecer o ídolo em São Januário.

Passados 35 da primeira foto, Fialho levou família para conhecer ídolo. Foto: Arquivo pessoal

Fialho relata que, ao longo dos anos, teve algumas oportunidades de conversar com Roberto Dinamite pessoalmente e visitá-lo no estádio do Vasco.

“É uma pessoa que nunca se envolveu em confusão. Foi um camarada que viveu em paz com os principais rivais. Ele teve uma carreira ilibada. Não deixou rastros. Nunca se envolveu com escândalos. Por isso que ele tem o respeito de todos”, diz.

Roberto Dinamite em Brusque em 1977, em amistoso contra o Carlos Renaux. Fialho aparece na foto (a 6ª criança, no chão, da esq. para dir.). Foto: Arquivo histórico/autor desconhecido

No Facebook, o brusquense Valdir Appel, que foi goleiro do Vasco no fim dos anos 60, publicou uma foto com Roberto Dinamite e se despediu do ex-jogador. “Adeus, meu amigo”, escreveu.

Adeus ao ídolo

Além de ser jogador, Roberto Dinamite também fez carreira política. O ídolo vascaíno foi vereador da cidade do Rio de Janeiro, em 1993 e 1994, e deputado estadual pelo RJ por cinco mandatos consecutivos, entre 1995 e 2015.

Diversas figuras notórias lamentaram a morte do ídolo. Edmundo, também ídolo do Vasco; Zico, ídolo do Flamengo; Joel Santana, ex-jogador e ex-técnico do Vasco; clubes de futebol e outros homenagearam Roberto Dinamite.

“Perder um ídolo é perder sua própria história, mas perder você, Bob, é diferente. Você é minha referência como homem, como atleta e como ser humano. Um dia entrei em São Januário só para te ver. Tempos depois, virei seu amigo”, escreveu Edmundo no Instagram.

O velório foi realizado de forma aberta ao público em São Januário, em que os fãs puderam se despedir de Roberto Dinamite. Já o sepultamento, restrito para familiares e convidados, acontece nesta terça-feira, 10, entre 9h e 10h.

– Assista agora:
Conheça história da arquitetura enxaimel