Vasco empata e se garante na Série A, assim como Flu e Chapecoense
Confira o balanço do fim do Brasileirão de 2018
Foi no sufoco, na bacia das almas, como diz o jargão do futebol, mas o Vasco da Gama se safou do rebaixamento para a Série B de 2019. Chapecoense, Fluminense e Ceará também respiram aliviados após o fim da 38ª e última rodada do Brasileirão de 2018, realizada neste domingo, 2.
A rodada final foi recheada de emoção para os vascaínos. O Sport fez aos 38 do segundo tempo contra o Santos e com isso jogava a responsabilidade para cima dos cariocas. Se levassem um, cairiam. Mas o Cruz-Maltino segurou o empate sem gols e se salvou.
Outro clube grande ameaçado, o Fluminense ainda teve um fim de campeonato positivo. Venceu e rebaixou o América-MG e de quebra beliscou uma vaga na Copa Sul-Americana, na 12ª posição.
O Sport fez o dever de casa. Venceu o Santos por 2 a 1, mas os outros resultados não colaboraram e os pernambucanos foram rebaixados para a B.
A combalida Chapecoense surpreendeu e venceu o São Paulo fora de casa com gol de Leandro Pereira. Com isso, o Verdão do Oeste está na Série A de 2019.
Depois de muita aflição, os rebaixados foram definidos: Sport e América-MG se juntaram a Vitória e Paraná para o descenso.
Quem os substituirão no ano que vem são Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás, que subiram da segunda divisão.
Competições continentais
Na parte de cima, o G-4 ficou formado por Palmeiras, Flamengo, Inter e Grêmio. Eles terão vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Já São Paulo e Atlético-MG disputarão a fase prévia da Libertadores. O Cruzeiro está na etapa de grupos por ter ganhado a Copa do Brasil deste ano.
Atlético-PR, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense e Corinthians beliscaram uma vaga na Copa Sul-Americana.